O forno elétrico, como o nome indica, funciona via eletricidade. Ele possui muitas vantagens, entre elas: controle exato da temperatura; possibilidade de assar mais de um prato ao mesmo tempo; possibilidade de assar os alimentos de maneira uniforme; desligamento automático; retenção de calor por mais tempo após ser desligado e facilidade de limpeza, quando comparado ao forno a gás. Essas vantagens fazem o forno elétrico ser cada vez mais utilizado nas residências brasileiras.

Contudo, ele requer mais tempo para atingir a temperatura desejada. Caso falte energia, você não poderá cozinhar.

Já o forno a gás tem poucas vantagens: além de gastar um pouco menos de energia, é mais fácil de usar. O forno a gás também apresenta desvantagens. Ele necessita de uma conexão com gás; não possui controle exato de temperatura; o aquecimento é maior nas grades inferiores que nas superiores; o aparelho não assa de maneira tão uniforme quanto o forno elétrico; exige cuidados com vazamentos de gás; e é mais trabalhoso para limpar.

Qual a diferença entre cooktop elétrico e cooktop por indução?

Tanto o cooktop elétrico como o cooktop por indução são tipos de fogões elétricos. O cooktop elétrico funciona usando eletricidade e não apresenta grades. Ele esquenta de maneira rápida e demora mais para esfriar, exigindo o uso de panelas planas e resistentes.

Já o cooktop por indução também é um fogão elétrico, mas cozinha usando indução eletromagnética. Ou seja, esse cooktop funciona por meio de ondas eletromagnéticas que geram calor e aquecem o alimento. O calor vai diretamente para a panela e o fogão não aquece, reduzindo o risco de queimaduras. Esse cooktop precisa de panelas planas e magnéticas.

O cooktop elétrico tem como vantagens a alta velocidade para esquentar os preparos e maior precisão no controle da temperatura. Porém, o consumo de energia poderá aumentar e é necessário usar panelas específicas com fundo reto e reforçado, como as panelas de aço. Materiais menos resistentes, como vidro e cerâmica, não devem ser usados neste tipo de cooktop.

Como funciona criando um campo eletromagnético entre a parte interna e o exterior da panela, no cooktop por indução todo o calor gerado vai para o alimento e não ocorre perda da temperatura para o ambiente. 

Outra vantagem é que ele oferece mais segurança, pois funciona apenas quando a panela está na sua superfície. Quando ela é retirada, o cooktop começa a esfriar de maneira rápida e automática.

Para esse cooktop você precisará de panelas magnéticas com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido.

Para quem deseja inovar na cozinha, certamente o cooktop elétrico ou o cooktop por indução são boas alternativas!

Deixe uma resposta

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.