Quem Conserta Coifa?
Para uma cozinha ainda mais completa, elegante e sofisticada a coifa é hoje um eletrodoméstico que não pode faltar em sua cozinha eliminando cheiros e gordura, a sua manutenção torna os seus momentos na cozinha ainda mais prazerosos. Para um bom funcionamento é recomendado ligar 5 minutos antes de começar o cozimento e desligar 10 minutos após concluir o cozimento. Cuide com carinho dos filtros para não obstruir a passagem de ar é importante deixar fechada portas e janelas para não formar correntes de ar prejudicando o funcionamento da coifa. É importante conhecer o seu funcionamento, elas são fabricadas com 2 modos: um de depuração não sendo necessário furar a parede para sua instalação mais sim a utilização do filtro de carvão ativado. No filtro de alumínio que é o primeiro da coifa ele retém a gordura e os vapores seguem para os filtros de carvão ativado fazendo a filtragem dos odores feito esse processo o ar retorna para o ambiente livre de impureza. Na função exaustor a gordura também será retida no primeiro filtro que é o de alumínio e o ar segue para o lado de fora de sua residência através de um duto instalado na coifa que vai até a parede onde tem uma abertura tornando possível esse processo não sendo necessário a utilização de um filtro de carvão ativado. Normalmente tanto o filtro de carvão ativado quanto o duto já acompanha a coifa, mas é bom sempre perguntar o que já está incluso no equipamento.
A coifa é um eletrodoméstico em sua maioria confeccionados em aço inoxidável que é uma liga de ferro-carbono com um conteúdo mínimo de 10,5% de cromo o qual proporciona a formação de uma camada fina invisível e resistente, protegendo o inox contra possíveis problemas de oxidação e corrosão e quando não recebe a manutenção adequada o aço inox fica desprotegido podendo surgir pontos de oxidação. Mesmo na pouca utilização a coifa está sujeita a danos na sua cobertura no inox com algumas influências existentes no hábitos do dia/dia e do meio ambiente por isso tome cuidado com a maresia, resíduos de pó e sujeira, produtos de limpeza à base de ácido muriático, ácido fosfórico e nítrico, alvejantes, palha de aço, buchas abrasivas podendo riscar o inox. Para uma baixa manutenção é importante sem dúvida a limpeza completa inclusive com a troca de filtro em um processo simples mas que requer alguns cuidados para que a limpeza seja eficaz. se você usa bastante a recomendação é que a limpeza seja feita em pelo menos uma vez por mês ou em 30 horas de uso, para limpar a parte externa você vai precisar de alguns produto
Pano macio ou esponja macia
Detergentes, desengordurantes, sabão neutro
Pano seco ou papel toalha
Para fazer uma limpeza da coifa não deve-se usar jatos d’água produtos abrasivos panos encharcados. Antes de qualquer procedimento desligue a coifa da tomada ou mesmo disjuntor para não levar choque, para retirar bem a gordura utilize a esponja ou pano com o sabão ou detergente na parte externa, depois de limpar retire o sabão com o pano úmido e seque com um pano seco ou papel toalha, com duas fases, uma para o filtro metálico e outra para o filtro de carvão ambas são feitas de forma diferentes que realizadas corretamente ajudam a garantir o bom funcionamento da coifa.
Limpeza do Filtro Metálico: Com uma vida útil bem mais longa com isso só é preciso cuidar bem dele lavando pelo menos uma vez ao mês dependendo de como ele é utilizado.
Limpeza do Filtro de Carvão: Esse filtro não é para ser lavado e sim trocado quando se usa a coifa no modo depurador, além de limpar o filtro metálico deve-se fazer a troce do filtro de carvão ativado no prazo de três a seis meses dependendo do uso e do seu aparelho confira o manual.
Instalação: é importante considerar a altura da coifa em relação ao fogão ou cooktop que é em torno de 60cm a 80cm dependendo do aparelho.
Para sua satisfação não é só escolher o modelo de coifa um dos principais pontos é a largura da coifa em relação ao tamanho do fogão ou cooktop em média é essa relação
4 Bocas; 60 Cm de largura
5 Bocas; 80 Cm de largura
6 Bocas; 90 Cm de largura
Alguns Defeitos Possíveis:
- Muito Barulho;
- Ventoinha desbalanceada, solta ou mal fixada
- Não Acende a Lâmpada;
- Pode ser lâmpada queimada, solta ou defeito na rede elétrica
- Coifa não Liga: Provavelmente motor com defeito, controle do painel não funcionando ou mesmo a rede elétrica também com defeito.
- Gordura no Ambiente e no Móveis: Saturamento dos filtros de alumínio ou do carvão ativado fazer lavagem e troca dos mesmo.
- Produto Não Funciona ou em Determinada Função: A não conexão do terminal ou conectado errado, tensão errada do produto com a da residência, ou mesmo o interruptor com defeito.
Diminuição de Sucção: Verifique se a ventoinha pode estar solta ou mal centralizada, bloqueio nos filtros, altura da coifa em cima em relação ao fogão, correntes de ar, largura dos dutos maiores que as especificações.
Isso tudo são somente algumas dicas, se você tiver algum problema procure a rede autorizada do produto ou um profissional de sua confiança.