Adega de parede como aproveitar o espaço da sua casa

A adega de parede é uma maneira muito interessante de utilizar um espaço livre na sua residência. Além de proporcionar um ambiente bem mais refinado, pode ser bastante proveitoso para guardar os vinhos de sua preferência.

Este modelo de adega de parede tem o seu valor acessível, éprático, e tem capacidade de se adequar a qualquer espaço e ainda com uma fantástica vantagem de poder ser feito de maneira artesanal.

Neste tipo de adega você pode utilizar um formato que mais te agrada, utilizando suportes próprios para copos e taças ou se for de sua preferência ela pode ser bem simples feita somente por prateleiras. 

Na verdade o que mais importa é que sua adega tenha a capacidade de atender suas exigências e necessidades, com o design que mais te satisfaz e ainda combine com sua decoração.Com uma grande variedade de modelos, com certeza uma delas vai combinar com a decoração da sua casa. Hoje em dia existem adegas de paredes rústicas, as grandes, com espelhos, de vidro, pequenas e mesmo as climatizadas.

A escolha vai depender da sua decoração.

Atualmente pode-se comprar adegas de parede com uma grande variedade de valores pela internet, isto vai depender do tamanho do modelo e da funcionalidade. Existem também opções de modelo feitas sob medida, normalmente feita em marcenaria ou em gesso embutida na parede.

Feita a escolha a adega de parede pode ser instalada em sua sala de estar, na de jantar, na cozinha ou ainda naquele espaço que está sem utilidade.

Qual a melhor adega: Passiva ou Climatizada?

É possível fazer uma classificação das adegas de parede em dois tipos: a adega passiva e a adega climatizada.

Adega Passiva: A mais clássica e antiga das adegas. Porque passiva, ela não usa qualquer tipo de tecnologia moderna na manutenção da temperatura ideal para conservação do vinho sem a necessidade de acionar algum dispositivo para o resfriamento ativo, basta armazenar os vinhos nas prateleiras ou suportes feitos para quantidades de vinhos que você tem em sua residência como uma adega menor de parede

Adegas climatizadas com compressor: O seu funcionamento é semelhante a uma geladeira em que você consegue ter o controle da temperatura da adega para ter sempre vinhos na temperatura ideal. Indicada para regiões onde as temperaturas sofrem constantes oscilações, longos períodos de calor e alterações de umidade podendo mudar a conservação do seus vinhos. É perfeito para ter uma adega pequena na parede.

Onde instalar a adega de parede?

Geralmente as adegas de parede são produzidas para ficarem próximas às salas de jantar, sala de estar, desta forma fica mais prático servir os vinhos durante as refeições. No entanto, é necessário ter atenção em alguns pontos que fazem diferença como: a iluminação e a temperatura do ambiente.

O correto da iluminação para uma adega de parede é a baixa não é recomendável ela ficar em ambientes com muita incidência do sol até porque a luz modifica o sabor e aroma dos vinhos. Em função disso instale a adega de parede em locais que sejam mais escuros da residência.

O local da sua adega de parede precisa ser ventilado e fresco, os ambientes abafados normalmente alteram a qualidade do vinho. Por este motivo, se sua residência for muito quente escolha os modelos de adegas de parede abertos para conseguir uma boa temperatura ou faça opção por uma adega climatizada onde você terá menos preocupação.

Vamos a algumas dicas para o melhor local de sua adega de parede confira alguns exemplos para sua decoração:

Na sala: Sem dúvida um dos lugares que mais se instala uma adega de vinhos de parede é na sala de estar ou jantar, até porque ela ajuda na decoração do ambiente auxiliando no aconchego do ambiente.

Porém não se esqueça que ao fazer sua adega de parede para sala é fundamental definir um tamanho que seja proporcional ao ambiente. Nas salas maiores existe uma dica muito usada que é uma adega com vidro na parede para exibir um grande número de vinhos com muito charme.

No entanto, nos ambientes menores, a indicação é de fazer uma mini adega de parede para ter uma combinação com o restante da decoração. Muito usado, os modelos de madeira suspensos são os mais bonitos para ser utilizado neste tipo de adega.

Utilize cantos e espaços: Sem dúvida toda casa tem algum cantinho na sala de estar ou mesmo em outro local que pode ser utilizado para fazer uma adega de canto de parede ampla ou uma mini adega de parede.

A estratégia para se aproveitar um maior espaço e colocar uma significativa quantidade de vinho é construir uma adega de canto de parede. Para isso pode-se colocar a adega de canto de parede em um lugar alto e abaixo dela instalar uma cristaleira com taças e outras alternativas de bebidas.

Se sua residência tiver uma escada aproveite o espaço embaixo dela para fazer uma adega de parede planejada de madeira com isso conseguindo aguardar uma quantidade grande de vinhos. 

Uma outra dica é se tiver um espaço compensa disponibilizar um conjunto de poltronas próximo da adega simples de parede desta forma você consegue um ambiente aconchegante para degustar e curtir seus vinhos.

Na cozinha: Muito utilizadas em residências menores, a ideia é incluir adega de parede de madeira no projeto da cozinha planejada. Com isso vários espaços da cozinha são capazes de serem aproveitados para instalar uma adega simples de parede dando um toque especial. Um dos lugares preferidos para se instalar uma adega de parede é junto a geladeira e também nos cantos dos armários.

Harmonize o material da adega com sua decoração

Tendo conhecimento dos modelos e dicas de onde instalar sua adega, chegou a hora de pensar na decoração do seu projeto. Visto que a adega de parede também faz parte da constituição do ambiente, o material dela é fundamental para destacar o estilo da decoração.

Em espaços rústicos a adega de madeira para parede normalmente é uma ótima opção para sua casa, já em local mais requintado a dica é colocar uma adega de vidro de parede. Em locais mais luxuosos uma boa alternativa é fazer uma adega de parede com espelhos, isso auxilia muito a transmitir uma sensação de amplitude em ambientes menores e a destacar a satisfação.

Surgiu uma dúvida: acredite na adega de parede branca para fazer a decoração de sua casa. Por ser uma cor neutra não irá chamar atenção no ambiente além do mais a adega de parede branca vai bem com vários estilos de ambiente. Caso haja uma mudança de estilo no ambiente daqui uns tempos não existe a necessidade em se preocupar com a adega de parede branca. Afinal ela é atemporal!

A Versia existe para inspirar e transformar seus ambientes com uma diversidade de utilidades domésticas premium que aliam funcionalidade, desempenho e design. Acesse o nosso site. Estamos esperando a sua visita na Versia.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
×

Carrinho

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!
Cabeçalho

VOCÊ GANHOU!

Consultoria Grátis

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!