Torneira ou Misturador faça sua escolha


Ao iniciarmos o projeto de na residência com certeza irão aparecer várias dúvidas e só algumas são facilmente resolvidas com informações on-line. Uma delas é a dúvida entre uma torneira e um misturador, afinal você sabe a diferença?

Não se esqueçam que os metais são dignos de uma atenção especial no momento em que for escolher a decoração da sua residência. Eles são os pormenores que farão a diferença, os toques finais que tem a competência de dar um significado muito especial a qualquer criação.

No entanto com uma gama enorme de opções existe um modelo ideal para cada gosto, estilo e orçamento. Neste conteúdo vamos dar algumas dicas sobre este item e quais são os pontos positivos e negativos. 

Engana-se quem pensa que as torneiras / misturadores são somente peças decorativas, na realidade elas possuem especificações para seu uso em cada ambiente da sua residência. 

Vamos a algumas orientações: largura da bancada, altura dos pontos de hidráulica, modelo de cuba, analisar a altura da torneira / misturador para não dificultar a utilização instalando ela muito alta ou muito baixa.

Qual a diferença entre uma torneira e um misturador?

Geralmente na utilização de uma torneira existe um confusão e acaba se confundindo supondo que uma torneira simples é similar a um misturador. No momento da compra o cliente normalmente solicita uma torneira de água quente, parece simples porém existe uma diferença de estrutura das torneiras simples para os misturadores. 

Torneira convencional simples: É aquela tradicional que tem somente uma entrada e uma saída de água fria que pode ser da rua ou da caixa sem condições de usar água quente em conjunto.

Misturador: É uma torneira que possui duas entradas, com isso oferecendo condições de utilizar água quente que tem o seu acionamento utilizando o comando do lado esquerdo (é padrão a água quente ter sua instalação no misturador do lado esquerdo) e a água fria no misturador do lado direito.

Com isso podendo fazer a mistura das águas escolhendo a temperatura que você quer utilizar. O que muitas pessoas não tem conhecimento é que o misturador não é somente para utilização de água fria e quente, pode se usar para uma entrada de água direto da rua e outra entrada da caixa ou ainda uma das duas e um purificador de água.

Analise a instalação

É fundamental analisar o local da instalação das pias, onde está a tubulação para decidir qual o modelo de torneira vai ser usado. Outro detalhe importante na escolha é a altura que as torneiras vão ficar em relação às cubas para não dificultar o manuseio dentro delas, fazendo assim a escolha correta para cada ambiente.

Alguns tipos de torneiras

Torneira de parede: Este tipo de torneira é bom para ambiente que não tem muito espaço na bancada ou no gabinete ideal para bancadas pequenas e estreitas e cômodos compactos possibilitando o uso prático.

Torneiras de teto: Esta opção com certeza vai causar um impacto visual muito grande e é evidente que sua aparência funcional tem importância na decoração, servindo para amplos, médios e pequenos espaços.

Uma explicação de forma reduzida ela é um tubo fixado no teto ou no forro com acabamento que pode ser cromado, prateado, black, fosco ou gold matte. Inicialmente utilizado em projetos e designs maiores, ultimamente vem sendo usado em espaços menores como apartamentos e casas.

Sua utilização é igual a qualquer outra torneira com a diferença de sua estrutura ser reta e não curva como as outras torneiras. Com esse visual diferenciado sua utilização favorece seu uso em áreas mais visíveis como banheiros sociais  e áreas gourmet. 

Com essa simplicidade o seu custo benefício é muito vantajoso além de ter uma ótima durabilidade garantindo uma boa escolha. Sua instalação precisa de uma atenção especial já que o projeto hidráulico é feito no teto.  

Torneira de mesa: Sua instalação é feita diretamente na bancada ou no gabinete se tornando muito prática de fácil instalação e manutenção, com seu sistema hidráulico de acesso simples bem abaixo da bancada, excelente para cubas que já possuem os furos para encaixe das torneiras.

Torneiras com 2 saídas: Muito práticas ele oferecem opção de saída de água em 2 lugares ao mesmo tempo, que podem ser utilizadas no abastecimento de um tanque e uma máquina de lavar ao mesmo tempo.

Torneiras de piso: Ideal para quem quer um design arrojado e modernidade este modelo de torneira é o ideal. Sua utilização tem uma frequência maior no banheiro podendo ser no lavatório ou na banheira.

Porém fique atento, este modelo de torneira necessita de um maior planejamento pois ela pede lavatórios específicos.Pode parecer simples mas é importante entender a diferença de uma torneira simples para um misturador na hora da compra.

Alguns tipos de misturadores

Tradicional: Sem dúvida o mais popular, o mais conhecido e utilizado o seu acionamento é feito em comando separados ou seja dois comandos com a mistura da água sendo feita em uma base embaixo da bancada.

Monobloco: Os seus acionamento são individuais utilizando somente um corpo, com isso sendo necessário apenas um furo na bancada.

Monomix: Este sistema utiliza somente ¼  de volta sendo que na metade do acionamento faz a liberação de água fria e a outra metade restante faz a mistura com a água quente, possibilitando a regulagem com apenas um toque gradual.

Mono-comando: Este modelo é sem dúvida o mais usado com sua mistura sendo feita através de um único comando, geralmente com um movimento de comando feito para cima liberando a água e girando para esquerda liberando a fluxo da água quente e para a direita a água fria, desta forma podendo fazer a regulagem da temperatura da água.

Gourmet: Com uso especifico para cozinhas e áreas gourmet, são muitos versáteis como a bica móvel em giro de até 360° duchinha e mangueira retrátil que pode ser puxada para ajudar a lavar a cuba e até mesmo a bancada. Mais prática ainda quando se tem cuba dupla e quer usar uma torneira só, tome cuidado com sua altura em alguns modelos pode chegar a 70 Cm 

Filtros: Neste caso existem modelos que o filtro vem nos misturadores sendo mais robustos, outra opção é o purificador instalado embaixo da bancada ficando mais discreto. Já existem alguns misturadores com uma saída específica para a água filtrada.

Ozônio: Já existe em alguns modelos de misturadores com essa opção, o ozônio é um gás natural quando misturado na água em apenas 30 segundos tem a capacidade de reduzir em até 99% das bactérias em superfícies e 75% dos agrotóxicos dos alimentos e ainda eliminar odores indesejáveis.

Com sensor: Mais comum nos lugares públicos e comerciais, contudo é uma ótima opção para residências porque só é acionada com a presença de alguém evitando desperdício ao esquecer de desligá-la.

Materiais: Os mais usados são os robustos como o aço inoxidável, latão, liga de cobre e de zinco. Atualmente existe um processo chamado PVD que é uma técnica que um material sólido é convertido na fase de vapor para revestir outro condensando em seguida. O revestimento PVD de superfície garante alta durabilidade contra corrosão e manchas, além de muita proteção contra produtos químicos.

A Versia existe para inspirar e transformar seus ambientes com uma diversidade de utilidades domésticas premium que aliam funcionalidade, desempenho e design. Acesse o nosso site. Estamos esperando a sua visita.

 

 

 

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
×

Carrinho

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!
Cabeçalho

VOCÊ GANHOU!

Consultoria Grátis

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!