Adegas climatizadas: como armazenar e conservar vinhos corretamente 

Existem milhares de pessoas que são amantes de um bom vinho, neste relacionamento o respeito e carinho tem um papel fundamental para uma grande amizade, esta é a conexão entre o apreciador e seus vinhos. 

Para que isso ocorra é importante ter conhecimento de alguns itens que são fundamentais,  como é feito o seu armazenamento para poder preservar o aroma, sabor, posição de garrafa, temperatura ideal, este inclusive é o que mais tem influência na conservação, por isso é fundamental ter um local próprio para guarda-los e uma adega é o lugar mais indicado. Conheça agora algumas dicas de como armazenar os vinhos:   

 

Armazenar vinhos qual a temperatura ideal?     

Não se tem a necessidade de possuir uma adega climatizada para manter conservado os seus vinhos, eles podem sim ser conservados em um lugar onde a temperatura seja amena e não tenha variação. 

Porém no Brasil por ter um clima tropical onde existem muitas variações de temperatura principalmente onde o clima é muito quente com certeza a adega climatizada é um recurso eficaz para manutenção dos sabores e aromas das suas garrafas (em especial nos vinhos de guarda que necessitam de um tempo maior para amadurecer). 

Por esta razão, não descuide das condições do local, isso é fundamental para que a armazenagem seja feita do jeito certo assegurando que a temperatura do vinho permaneça estável evitando qualquer tipo de oscilações. 

Não esquecendo que as temperaturas superiores a 25°C podem ajudar no envelhecimento mais rápido dos vinhos, afetando na conservação dos rótulos, por isso não deixe que as temperaturas cheguem ao extremo como estas. 

 

A iluminação traz alterações nos vinhos?    

Pode alterar sim alias tem um papel significativo durante o processo de armazenagem dos vinhos sendo capaz não somente em produzir alterações no seu sabor como ainda alterar a sua coloração original.

Em função disto qualquer garrafa de vinho precisa ficar resguardada da luz natural e da luz artificial da mesma forma que ocorre nas grande vinícolas e adegas. Dessa forma evitando que aqueçam e por consequência sofram deterioração.

 

Existe uma posição correta para guardar os vinhos?

Esta é uma das maiores dúvidas das pessoas. É tão frequente que já foram realizadas pesquisas para fazer uma análise de qual a melhor forma de armazenar as garrafas ou seja qual o mais certo é deixá-las na vertical ou horizontal.

Todavia, para resumir foi constatado que a entrada de ar acontecia em ambos os casos, contudo por se tratar de uma percentagem insignificante improvável em interferir nas características da bebida (no caso do vinhos de consumo rápido). 

Porém é relevante não esquecer que para vários especialistas a posição horizontal é a posição ideal para se guardar vinhos com rolhas de cortiça natural uma vez que o líquido se mantém em contato com a mesma ajudando na sua expansão e dificultando a entrada de oxigênio. 

No entanto, os vinhos que não utilizam este tipo de rolha não têm a necessidade de serem colocados tanto na posição vertical como na horizontal, não tendo qualquer tipo de problema na alteração de sua estrutura.

O correto é que independente da posição seja em pé ou deitada a garrafa precisa ficar em descanso absoluto ou melhor dizendo: deve-se evitar  vibração/ trepidação até porque quando isso acontece provoca várias reações químicas em seu interior acelerando o processo de envelhecimento dos vinhos. 

 

Vinhos abertos como aguardá-los?

Quem já não teve aquela vontade de tomar um vinho sozinho, aproveitando a própria companhia, porém na maioria das vezes sempre sobra um pouquinho na garrafa? É neste momento que aparecem as seguintes perguntas: Como aguardar o vinho de forma correta? Qual o tempo que este vinho vai durar aberto? 

Para quem tem uma adega climatizada na residência é fácil, pode guardar o vinho que restou dentro da adega. Mas se não é esta sua condição, guarde-o na geladeira na posição vertical e utilizando a mesma rolha, só que o bom é que o consumo seja feito no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.

Contudo se você pretende que ele fique por um tempo maior no refrigerador o bom é utilizar uma bomba a vácuo este é um acessório que tem um conjunto de rolhas para vinhos produzida em borracha e um aparelho que possibilita a vedação da garrafa tirando desta forma todo o ar existente. 

Ao seguir estas informações existe a possibilidade de conservar a bebida por um maior tempo protegendo que o processo de oxidação natural influencie no seu consumo.

 

Existe um prazo correto de validade para os vinhos?

Com certeza você já deve ter estudado esta frase em algum lugar “Quanto mais velho um vinho melhor ele fica”. Porém infelizmente isto não é verdade até porque cada vinho tem sua validade definida e é necessário ter atenção a essa particularidade na hora da escolha.

Lógico que tem alguns que possuem um tempo de guarda maior conservando o seu paladar por muitas décadas. Já existem outros que o consumo deve ser mais rápidos para assegurar que o vinho não estrague como vamos ver a seguir:  

 

Vinhos de guarda: 

Já falamos destes vinhos no início deste texto, contudo é bom falarmos mais alguns detalhes sobre ele. Para muitos são considerados como vinhos preciosos, esses vinhos de guarda necessitam de um tempo maior para se evoluírem em seus sabores e aromas. Desta forma já são produzidos com essa finalidade.

Em algumas situações, por exemplo, acontece de levar até duas décadas para amadurecer de forma correta. Vamos a alguns exemplos que se encaixam nesta classificação: 

  • Castillo Ygay (Espanha)
  • Opus One (Estados Unidos) 
  • Alma viva (Chile) 

 

Vinhos Brancos:

Elaborados a partir de uvas brancas, estes vinhos apresentam a cor dourada e sabor frutado, próprio para serem servidos gelados. E sobre sua validade existem alguns tipos que têm uma menor resistência à ação do tempo, conseguindo suportar entre um e dois anos.

 

Vinhos Roses:

Bem leve e muito versátil os vinhos rosés da mesma forma que os brancos também tem sua durabilidade um pouco menor (aproximadamente de 1 a 3 anos) condição que se deve a pouca quantidade de taninos em sua composição.

 

Vinhos Tintos: 

Com uma preferência maior entre as pessoas, este tipo de vinho normalmente apresenta uma maior variação de validade conforme o tipo escolhido. Há alguns vinhos tintos que duram 10 anos ou mais conservando seus aromas e sabores. Porém existem outros os mais leves e frutados que chegam somente aos 5 e 6 anos.

Como foi dito no decorrer deste conteúdo há vários fatores que precisam ser levados em consideração para armazenar e preservar os vinhos corretamente assegurando sua qualidade.  

 

Gostou das dicas? Se estiver com dúvidas entre em contato com a gente

 

Este post tem um comentário

  1. Helenice Aparecida Antonio

    Muito bem explicado

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.