Como Decorar Sua Cozinha Em Poucos Passos

Para iniciar a decoração da sua cozinha é preciso planejar tudo que é necessário para seguir o estilo escolhido, iluminação, piso, eletrodomésticos, cores, até a proporção dos móveis influenciam na aparência do ambiente. Vamos começar pelo piso, essa escolha não é uma tarefa fácil, com muitas escolhas e combinações como iluminação, bancada, metais e eletrodomésticos que influenciam na escolha do piso, sem falar na limpeza. Algumas dicas de pisos para sua escolha:
Piso Porcelanato / Porcelanato Líquido (resina epóxi), Piso Laminado (alguns modelos são resistentes a água por um período) / Cimento Queimado / Concreto Polido / Ladrilho Hidráulico / Pastilha cerâmica / Granilite / Marmorite / Pedras Naturais (Granito / Mármore / Ardósia / Pintura Epóxi / Piso Cerâmico.

LAYOUT: Para uma cozinha bem funcional o layout é fundamental, um conceito muito usado é formar uma triangulação entre o fogão, pia e geladeira percorrendo o menor espaço para utilização desses itens. Em cozinhas estilo corredor o mais prático é deixar a pia entre a geladeira e fogão mantendo o espaço organizado sem atrapalhar a circulação. É bom avaliar o tamanho do ambiente, considerando as proporções dos móveis para o espaço da área disponível. Uma boa opção são os móveis planejados, além do que uma ótima alternativa para cozinhas menores que podem também usar móveis modulados, essa opção com valores mais econômicos.

MÓVEIS PLANEJADOS: Verifique a altura dos móveis para ser compatível com quem vai utilizar, deixando simples e fácil para acessar as coisas. A modulação da cozinha planejada pode ser variada de acordo com o espaço a ser utilizado, existem outros materiais que não seja madeira como alvenaria, placa cimentícia e drywall.

MÓVEIS MODULADOS: Com fabricação em escala industrial são feitos basicamente do mesmo tamanho, por isso se for essa a sua opção, pense como você vai utilizar o espaço disponível organizando a compra dos módulos para encaixar no espaço destinado para sua instalação.

ACABAMENTO: Com várias opções vai depender do seu gosto podendo ser colorida, mesclada, vidro com uma cor lisa ou amadeirada, dando preferência a cores foscas, ou mesmo de cores neutras ficando a cozinha muito mais atemporal sem sair de moda e a prova do tempo. Você pode optar por uma cozinha mais colorida, existem vários materiais e elementos que podem ser utilizados, fruteiras, potes com colheres de pau, flores, lembrando de harmonizar as cores e os elementos com o estilo escolhido.

PUXADORES: Evite instalar puxadores de alumínio mais robusto que ficam para fora do nível, porque a utilização no dia/dia você pode prender a roupa, bater a perna ou mesmo se machucar, se for essa escolha existem alguns modelos em alumínio mais discreto ou mesmo de concha ou de cava esses modelos embutidos fazem mais sentido na cozinha.

ILUMINAÇÃO: É importante ter uma iluminação bem projetada para auxiliar na manipulação de alimentos auxiliando na escolha para não utilizar alimentos inadequados essa iluminação pode ser um painel de Led ou painéis embutidos e o restante da cozinha, em cima da mesa utilizar uns pendentes, em pontos que você tem bancadas utilize lâmpadas embutidas, importante fazer um mix de iluminação sendo fundamental uma iluminação bem elaborada onde se cozinha ou área técnica.

REVESTIMENTO: Hoje não se usa mais fazer revestimento em toda cozinha, sendo mais necessário em sua rodabanca e o restante das paredes você pode passar uma massa acrílica e uma pintura acrílica que facilita a lavagem. Revestimento atrás do seu móvel não tem grande necessidade, ajudando na economia do orçamento da cozinha planejada.

BANCADA: Esse é um espaço onde precisa ser bem funcional, utilizando vários materiais como os naturais, granito, mármore e os materiais sintéticos, quartzo, corian e porcelanato. Um item muito usado é a calha úmida, liberando espaço na bancada e sendo mais discreta que o escorredor de pratos. Além da calha úmida a bancada pode ter uma lixeira embutida, um cooktop com uma coifa. Na bancada geralmente tem a parte seca e a parte úmida que conta com rebaixo em média de 2 cm para evitar que a água vá para a parte seca. As torneiras ou misturadores podem ser de mesa que ficam nas bancadas ou de parede. As cubas podem ser simples, duplas, ou até triplas, com vários tamanhos e modelos que podem ser de sobrepor, embutir e esculpidas os materiais das cubas podem ser de ferro fundido com o inox sendo material mais usado e a cuba esculpida utiliza o mesmo material da bancada.

ILHA DE COZINHA: Esse formato necessita de uma maior circulação em sua volta para ter acesso disponível de qualquer ponto utilizando material de vários tipos, como granito, ardósia, epóxi, concreto entre outros, para determinar qual material usar vai depender do efeito desejado valor a ser gasto.

ELETRODOMÉSTICO: Ficando cada vez mais funcional tem um item sendo muito utilizado que é a torre quente ou torre de eletrodomésticos, muito disso acontece em função do cooktop que separou o forno do fogão, levando o forno para torre quente facilitando o seu uso. As torres quentes podem ter também micro ondas, máquinas de lavar louças com a geladeira ao lado da torre ganhando espaço na cozinha. Os eletros de menor uso podem ser guardados dentro do armário com portas fechadas ou em nichos abertos.

ESTILOS DE COZINHAS: Americana, minimalista, industrial, rural, inox

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.