Como escolher seu fogão

Com a incorporação dos ambientes na decoração atualmente a cozinha proporciona um contato maior entre as pessoas facilitando aquele bate papo gostoso levando as pessoas a compartilhar sua casa com amigos e parentes com isso surgindo o desejo de apresentar uma casa bonita, acolhedora e moderna. É fundamental ter eletrodomésticos modernos e o fogão sem dúvida é uma escolha imprescindível nesse ambiente, dessa forma surgiu a dúvida de como escolher um fogão o que para muitas pessoas não é importante.

Ledo engano não apenas indica status como também qualidade, modernidade e tecnologia ajudando na economia e durabilidade por muito tempo. Na busca de um fogão com todos esses itens não é uma tarefa fácil já que o mercado oferece diversas marcas e modelos dificultando sua escolha ideal será uma infinidade de tamanhos, modelos e acabamentos para se escolher.

Não faça sua escolha somente pelo valor, preste atenção em inúmeros detalhes entre eles, qual seu estilo de vida? o que se molda mais na sua cozinha? será de embutir ? com forno ou sem? com pés ou sem? ou o mais utilizado ultimamente o Cooktop.

ANÁLISE ALGUNS ITENS QUE FAZEM A DIFERENÇA 

  • Sua família faz as refeições diariamente na residência
  • Você gosta de cozinhar
  • A quantidade de alimentos preparada é conforme o número de moradores
  • Os tipos de utensílios ( principalmente as panelas ) que você tem preferência
  • Tem com frequência convidados para almoço e jantares
  • Sua cozinha é convencional ou planejada
  • Tem crianças na residência
  • Reside sozinha ou com mais pessoas
  • Qual espaço disponível para o eletrodomésticos
  • Utiliza o forno com regularidade
  • Qual a disponibilidade de orçamento
  • No estudo desses itens sua escolha vai atender a maior parte de suas necessidades na escolha do seu fogão ou cooktop

ESCOLHA O MODELO DE FOGÃO QUE VAI TE ATENDER:

FOGÃO OU COOKTOP DE EMBUTIR: Seu funcionamento é semelhante ao fogão de piso não tendo os pés é necessário de um nicho na bancada onde fica acoplado com uma saída de gás para sua instalação. Muito usado nas cozinhas planejadas encaixando perfeitamente no design da cozinha criando uma harmonia, tem a vantagem de ter o forno junto com o fogão

FOGÃO DE PISO: O mais tradicional dos fogões necessita dos pés para ser colocado no chão em qualquer lugar já que não precisa ser instalado, um ponto de gás seja botijão ou encanado não é recomendado para cozinhas planejadas e semelhante ao de embutir já vem com o forno.

FOGÃO COM MESA DE VIDRO: Produzidos até nos convencionais a mesa de vidro lembra muito os cooktops, conseguindo um design moderno. A durabilidade e a resistência do material são significativas, os vidros temperados são muito resistentes a altas temperaturas e o peso das panelas. Sua limpeza é muito fácil, comece retirando as grades use um pano com sabão neutro para eliminar as sujeiras e gorduras mais difíceis utilize vinagre, não esqueça de consultar as orientações do fabricante

COOKTOP: Com grande versatilidade é a tendência atualmente para sua cozinha em seu design assegura personalidade e estilo dando uma cara nova em sua cozinha. Sua sua instalação é feita na bancada lembrando que ela deve ser feita em cozinhas planejadas ou no mínimo em uma bancada planejada com grande facilidade .Esse modelo não disponibiliza o forno em conjunto sendo necessário adquirir a parte dando a você a opção de instalar onde melhor te atender como em uma torre quente e utilizando uma altura confortável facilitando o seu manuseio.

No cooktop existem três tipos de acionamento, a gás, elétrico, ou por indução:

A GÁS: O mais parecido com o fogão tradicional que você já conhece ele utiliza o famoso gás de botijão ou pode ser o gás encanado geralmente é o modelo mais acessível de todos os cooktops. A grande vantagem desse tipo de cooktop em relação aos outros é que você pode utilizar qualquer tipo de panela, outra vantagem é que ele utiliza energia elétrica somente para fazer o acionamento automático dos queimadores portanto se houver falta de energia elétrica tem a opção de utilizar o fósforo ou um isqueiro para fazer o acendimento.

ELÉTRICOS: Seu funcionamento é feito através de resistência com seu design bem mais moderno e bonito com uma superfície totalmente plana sem grades e bocas. Contudo esse modelo não pode ser utilizada qualquer tipo de panela, somente as com fundo plano. O aquecimento dos alimentos é bem mais rápido com controle gradual de temperatura proporcionando uma precisão bem maior que você necessita, a demora da superfície em esfriar pode ser perigoso para pessoas descuidadas ou mesmo para as crianças.

INDUÇÃO; O mais moderno dos cooktops ele também utiliza energia elétrica contudo ele não emite calor diretamente embaixo da superfície na mesa de vidro e sim por indução magnética quando a panela entra em contato com a superfície no local próprio para colocar as panelas que em contato com a superfície transfere o calor do cooktop diretamente para o fundo das panelas é a movimentação das moléculas que são induzidas aquecendo as panelas. Com esse funcionamento esse modelo é necessário o uso de panelas com base magnética, fundo de aço multicamada ou ferro fundido, na dúvida poder ser feito um teste muito fácil basta um imã e passar em baixa da panela se grudar e a panela certa. O interessante também é na hora da limpeza se por ventura cair algum alimento na superfície como ela não esquenta evita que esse alimento grude ajudando na limpeza.

MATÉRIAS: Vão influenciar diretamente na composição estética da sua cozinha eles podem ser de :

INOX : Muito utilizado nos modelos a gás que lembram os tradicionais, o aço inox é muito resistente e tem uma alta durabilidade, no entanto durante a limpeza tome cuidado para evitar desgaste do material.

VIDRO: Feitos em vidro temperado podem ser encontrados nos modelos a gás como nos outros modelos com vários formatos desde os mais clássicos aos mais modernos e com opção de cores.

VITROCERÂMICO: Seus designs bem sofisticados e com alta tecnologia como painel touch, smart control, time, stopgo, stay warm.

QUANTIDADE DE QUEIMADORES: Em desenvolvimento frequente pelas fábricas atualmente tem várias opções de modelos tamanhos produzindo chamas específicas para vários objetivos essa maior variedade proporciona escolha entre chama mínima e máxima. Existe uma indicação para uso de queimadores que não é uma regra:

  • 1 a 3 Bocas, muito comum no cooktops, uma ótima opção para quem mora sozinho , um casal ou pouco espaço e ótimo para refeições rápidas.
  • 4 Bocas, para quem utiliza fogão com mais frequência sendo a melhor escolha em custo benefício.
  • 5 Bocas, em uma família com até 5 pessoas onde se cozinha com muita frequência se tornando uma boa opção.
  • 6 Bocas, é para as pessoas que amam cozinhar, ter muitos convidados com frequência, preparar refeições mais elaboradas. É preciso ter cuidado com o espaço reservado para esse fogão em função do tamanho.

Agora com várias informações faça uma compra consciente não esquecendo na hora de instalar o fogão chame a assistência técnica e em caso de dúvidas consulte o manual do fogão

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.