Cooktop a Gás: conheça as características deste eletrodoméstico e escolha o modelo ideal

Ter conhecimento de como comprar um cooktop é fundamental para quem pretende ter uma cozinha bem equipada e decorada com um fogão mais elegante, moderno e ainda não utiliza muito espaço. 

O cooktop a gás é o eletrodoméstico mais indicado, até porque continua sendo um item bem popular já que tem um preço bem acessível e possibilita cozinhar os alimentos rapidamente. Aliado a tudo isso ultimamente seu design teve uma melhora considerável.

Em função disto não existe surpresa que várias pessoas façam opção em utilizar este modelo. No entanto nem todos os modelos de cooktops são iguais, por isso optar pelo modelo correto é fundamental já que existe uma gama enorme de modelos disponíveis com várias características e recursos.

 

O que é um cooktop? Como funciona? 

Para você que não tem o conhecimento do que é um cooktop ele é essencialmente um fogão porém sem o forno. Desta forma o processo de cozimento é semelhante ao de um eletrodoméstico tradicional, no entanto é necessário fazer um investimento em outro eletrodoméstico para poder assar os alimentos. O cooktop é ótimo para cozinhas pequenas, especialmente para quem fez a opção em ter móveis planejados. 

https://docs.google.com/document/d/1qgBCZ5w2CDunlmAW9gqpyJyDAoqnDCp1edaMXVAcULM/edit

O melhor cooktop a gás

Para encontrar o modelo de cooktop a gás que se encaixa no seu dia a dia é necessário você estudar as características do produto e compreender qual delas vai trazer mais vantagens. Portanto é necessário entender a importância da quantidade de bocas, do tipo de chama e mesmo aspectos estéticos como a cor do cooktop.

Isto quer dizer que não existe uma resposta correta para qual é o melhor cooktop e juntando os itens dito acima alguns aspectos como o estilo de vida, a constância no uso do cooktop e o número de moradores vão determinar a escolha do seu cooktop. 

https://docs.google.com/document/d/1qgBCZ5w2CDunlmAW9gqpyJyDAoqnDCp1edaMXVAcULM/edit

Algumas dicas na hora de comprar um cooktop a gás

Ao fazer a escolha do seu cooktop é bom dar atenção em alguns itens básicos, no entanto muito relevantes:

  • Deixe uma bancada já planejada e preparada para que suporte altas temperaturas;
  • Defina qual o tipo de funcionamento do seu cooktop, que tem as opções de serem a gás, elétrico ou por indução;
  • Existe modelos com vários tamanhos de boca que possibilitam seu uso mais versátil;
  • É fundamental ter atenção extrema no procedimento de instalação e outros recursos apontados pelo fabricante;
  • O número de bocas tem uma influência muito grande e fará muita diferença para que faça sua escolha corretamente pois se tem opção de modelos com 01,02,03,04 e 05 bocas;
  • Detalhes e acabamentos podem muito bem ser um critério para sua decisão já que são elementos que possibilitam valorizar ainda mais o ambiente;
  • Analise e procure compreender se o cooktop mostra recursos extras e peças removíveis que auxiliam na manutenção da limpeza.

As vantagens e desvantagens do cooktop a gás

Os cooktops a gás proporcionam uma enorme quantidade de vantagens umas inclusive já citadas porém existem outras que você vai conferir agora inclusive as desvantagem:


Vantagens:   

  • São bem econômicos
  • O valor do gás é mais barato do que a energia elétrica
  • Regulagem mais precisa na intensidade do calor
  • Disponibiliza uma enorme potência  
  • Baixa manutenção
  • Resposta imediata aos comandos
  • São bem versáteis possibilitam a utilização de vários tipos de utensílios

Desvantagem:

  • Sua limpeza é mais difícil em comparação aos modelos elétricos
  • São menos seguros em comparação aos elétricos
  • Seu design é menos charmosa que os elétricos

O cooktop a gás é seguro?

Com certeza uma das maiores preocupações dos usuários e quem tem intenção de comprar um cooktop a gás é o item de segurança. Porém, hoje em dia praticamente todos os modelos contam com um sistema de segurança que fecha a saída de gás no momento em que a chama se apague.

Portanto, os perigos vindos de um possível esquecimento ou mesmo a falta de um acompanhamento poderão ser evitados. No entanto, sempre existe o risco de explosão que é muito pequeno em instalações que utilizam gás.

Em função disto é fundamental realizar um acompanhamento frequente, no que se refere a possibilidade de queimaduras com o fogo, é menos perigoso em relação aos outros cooktops já que o fogo é muito mais visível do que o calor produzido pelos cooktops de vitrocerâmica.


Quais os outros tipos de cooktops?

Ainda bem que hoje em dia existe uma enorme variedade de alternativas para montar uma cozinha. Desta forma as alternativas para o cooktop a gás que são os mais populares nos dias de hoje são os os cooktops de indução e os elétricos:

Fogão de indução: O seu aquecimento é feito por um campo eletromagnético, este campo conduz o calor aos alimentos por intermédio do recipiente que é posto na placa e necessita ser um material ferromagnético.

Fogão elétrico: O seu funcionamento é feito por intermédio de uma resistência alimentada pela energia elétrica que pode alcançar altas temperaturas. Além disso sua superfície é totalmente lisa como as dos cooktops de indução facilitando sua limpeza.

Quantidade e tipo de bocas  

Historicamente, na maior parte dos modelos de cooktops a gás usam quatro bocas, o que se transformou em modelo padrão. Porém recentemente os modelos de três ou cinco bocas se tornaram mais populares.

Não esquecendo que existem modelos com duas ou seis bocas esta escolha vai depender muito da sua preferência ou do tamanho da sua cozinha. No entanto, hoje se usa muito uma boca maior para realizar um cozimento bem mais rápido e também utilizar panelas maiores.

Algumas dicas para se pensar na hora da compra 

Um cooktop tem uma vida útil muito grande, por isso é importante se fazer uma boa escolha com um produto de excelente qualidade. No entanto, para isso nada melhor do que levar em conta alguns critérios de compra muito importantes. Algumas dicas:

  • Design e materiais
  • Número e tipo de bocas
  • Dimensões
  • Capacidade

O cooktop a gás possibilita cozinhar seja qual for o tipo de panela, são bem econômicos e o seu consumo energético é bem reduzido. Fora isso você tem um grande controle do calor da chama e qualquer alteração tem uma resposta imediata. Nestes últimos anos foram feitas importantes inovações em seu design e foram introduzidos novos materiais com isso melhorando estéticamente e também em recursos.  

Vamos agora dar algumas dicas de modelos de cooktops a gás disponíveis na  versia.com.br 

 

Cooktop a Gás Elettromec Quadratto 5 Queimadores Tripla Chama Lateral Inox 90cm – Bivolt


O Cooktop à Gás Elettromec Quadratto 5 Queimadores Tripla Chama Lateral Inox 90cm é um eletrodoméstico premium que  combina a máxima eficiência para o preparo de alimentos com o design inovador e requintado. O produto irá transformar sua cozinha em um espaço mais sofisticado e prático.

 

Tem uma mesa em acabamento semifilo que mantém o design flat, pouco acima da bancada, facilitando a limpeza do produto. O modelo tem uma mesa potente com 5 bocas, possibilitando preparar os seus pratos mais especiais. O modelo é equipado com o queimador Dual-Flame mais forte, que acelera o aquecimento e cocção dos alimentos, seja com ou sem a grelha para panela WOK.

 

Cooktop a Gás Tramontina Design Collection Penta Flat Inox 90cm – 220V

Você vai sentir a diferença no preparo das suas melhores receitas com o Cooktop a Gás Tramontina Penta Inox Flat 5 GX 90 Safestop em Aço Inox e Trempes em Ferro Fundido com Acendimento Automático e 5 Queimadores da Linha Tramontina Design Collection.

Com design premiado nos mais renomados Awards do mundo, ele alia estilo e segurança em um produto exclusivo da Tramontina. É produzido em aço inox com trempes em ferro fundido, além de possuir manípulos em baquelite, material térmico que protege as mãos no manuseio.

Possui cinco queimadores de alta eficiência e tripla chama deslocada que possibilita o uso de panelas maiores. O sistema Safestop corta o gás automaticamente caso a chama não acenda ou se apague, garantindo segurança na hora do preparo dos alimentos. 

Muito sofisticado, ele leva requinte e bom gosto para dentro da sua casa.Modelo vencedor em dois dos prêmios de design mais importantes do mundo, o IF DESIGN AWARD 2017 e RED DOT AWARD 2018. Premiado também no BRASIL DESIGN AWARD 2017.

Cooktop a Gás Franke Crystal Steel PRO 90 5 Queimadores 90 cm 16188 – 220V

  • Praticidade aliada ao design é o que você encontra no Cooktop Crystal Steel Pro da Franke, Muito mais tecnologia para a cozinha dos consumidores mais exigentes sem abrir mão do design.
  • Para facilitar a remoção das sujeiras mais difíceis a Franke aplicou nanotecnologia à superfície da mesa do cooktop e um tratamento adicional anti-digitais.O formato dos queimadores flat e chama vertical trazem maior eficiência ao produto comparados com os queimadores tradicionais e permitem a preparação das mais variadas receitas.
  • A mesa com apenas 10mm de altura e acabamento fosco estão completamente alinhados a outros produtos da marca como a Cuba Box Center e a Coifa de embutir Mythos ou a Coifa de Teto Ceiling, garantindo harmonia e design perfeito para a cozinha.
  • Um produto completo para você deixar sua cozinha mais charmosa e moderna.

https://docs.google.com/document/d/1qgBCZ5w2CDunlmAW9gqpyJyDAoqnDCp1edaMXVAcULM/edit

A Versia existe para inspirar e transformar seus ambientes com uma diversidade de utilidades domésticas premium que aliam funcionalidade, desempenho e design. Acesse o nosso site. Estamos esperando a sua visita.

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
×

Carrinho

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!
Cabeçalho

VOCÊ GANHOU!

Consultoria Grátis

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!