Escolhendo a Cooktop Ideal: Dicas para não errar na compra

Ter conhecimento no momento em que for comprar um cooktop é essencial até porque quem não gosta de uma cozinha mais elegante, moderna, utilizando um eletrodoméstico que ocupa pouco espaço. 

No entanto, entre várias opções com certeza vai gerar muitas dúvidas no momento da escolha. Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo para auxiliar você neste processo.

Somos conscientes que às vezes é difícil  fazer uma escolha do item correto para sua residência. Diante da decisão final, provavelmente você está se questionando: qual o tipo de energia os cooktops utilizam para funcionar? Existe um modelo ideal para cada pessoa? entre outras dúvidas.

O cooktop é um eletrodoméstico que substitui o tradicional fogão, ótimo para quem tem uma cozinha planejada aproveitando os espaços da cozinha, até porque ele é um eletrodoméstico bem compacto e sua instalação é feita em uma bancada.

Existem vários outros benefícios que ainda vamos mostrar, não esquecendo que ele é um eletrodoméstico que está cada vez mais popular e presente em várias cozinhas brasileiras.

Ao continuar a leitura você vai conhecer mais vantagens e qual o cooktop mais indicado para sua cozinha. 

O que é um cooktop

Para simplificar a definição, é um tipo de fogão instalado em cima de uma bancada ou em uma área lisa, lembrando que não vem com o forno em conjunto, o que ajuda a ganhar espaço na cozinha.

Há aproximadamente 10 anos começou a ganhar notoriedade e ser mais utilizado no Brasil, hoje em dia praticamente todo projeto de cozinha utiliza este tipo de eletrodoméstico. Com um design bem moderno e estiloso eles proporcionam um ambiente clean para sua cozinha.


As Vantagens de um Cooktop

São várias as vantagens que um cooktop pode proporcionar, em função disso seu uso vem crescendo dia a dia. Vamos citar alguns benefícios:

Facilidade para limpar: Na sua maioria eles têm a superfície lisa (os modelos a gás tem os queimadores o que faz a limpeza ser um pouco diferente)  por isso eles são mais fáceis de fazer a limpeza.

Controle de temperatura: Existem vários modelos em que o controle é feito digitalmente o que permite um melhor controle da temperatura.

Economia: Em função de sua eficiência eles gastam menos energia do que os fogões tradicionais. 

Design: Os cooktops possuem um design mais contemporâneo e requintado, o que auxilia na decoração da sua cozinha.

Faça a escolha correta

Potência: Normalmente na utilização de uma potência alta mais depressa é o cozinhamento do alimento até porque quanto mais potência usar maior será a temperatura para a cocção.

Já quem tem o hábito de preparar alimentos que precisam de uma temperatura mais elevada ou querem mais rapidez na cocção, a dica é procurar por cooktops com maior potência. Não esqueça que potência está vinculada ao consumo do eletrodoméstico.

Consumo: Como acabamos de citar o consumo está diretamente ligado a potência, porém nos cooktops o consumo funciona de uma forma diferente. Em primeiro lugar não é todos os modelos que tem seu funcionamento utilizando energia elétrica.

Os modelos a gás o seu funcionamento é feito com GLP através do botijão ou pelo gás encanado utilizando energia elétrica somente no momento de acionar a chama. Já nos modelos elétricos e a indução sua fonte de energia é a eletricidade. Para maior tranquilidade na escolha de modelos mais econômicos procure pelos selos do Inmetro com eficiência energética A e B.

Queimadores (bocas): Os queimadores têm muitas alternativas porém as mais utilizadas são: as auxiliares, as semi rápidas, as rápidas e triplas chamas.

Auxiliar: Sua chama em termos de potência é menor que as demais, sua indicação se faz para pratos líquidos, como as sopas que com menos calor não têm evaporação da água, diferentemente das bocas mais quentes.

Semi-rápido: O mais comum entre os cooktops são muito utilizados para alimentos sólidos como carne e massas fazendo a cocção de maneira homogênea evitando que queime algumas partes e deixando outras cruas.

Rápido: Bem parecido com o semi-rápido tem o mesmo foco contudo com mais potência acelerando o processo.

Tripla chama: Esta é a boca com maior potência que disponibiliza maior calor e rapidez na cocção dos alimentos indicado para grandes receitas e panelas maiores.

Inox ou vidro: Hoje em dia os cooktops utilizam estes dois tipos de materiais sendo que eles possuem o prós e contras. Contudo esta escolha vai depender de como a pessoa vai utilizar o seu cooktop.

Inox: Certamente não existe incerteza que os modelos de inox se sobressaiam em resistência e longevidade e ainda ser visto como um material excelente. Contudo sua limpeza é vista como um pouco mais difícil pois normalmente esse modelos tem compartimentos e apesar que isto possa ser visto como positivo já que esta característica não permite a formação de sujeira não espalhando por todo o cooktop.

Vidro: São os mais comuns no cooktops e se evidenciam de forma destacada pelo seu custo-benefício mesmo os com ótimos acabamentos tem seu valor bem atrativo. E tem mais, se você não faz questão de ser tradicional estes modelos aceitam o estilo de cozinha que você desejar.

Com uma diversidade de cores que vão desde o clássico preto até o pink, você pode definir a cor que mais lhe agradar. Não esquecendo que sua limpeza é muito fácil por causa da falta de cantos e frestas. 

Instalação

Para este tipo de eletrodoméstico é recomendado que você contrate um profissional especializado. Os modelos elétricos os plugues de tomadas precisam ser próprios para o padrão de três pinos, já o modelo a gás é preciso utilizar as mangueiras determinadas pelo Inmetro.

É muito importante conferir as medidas do cooktop de sua preferência e analisar se ele vai se encaixar sem transtornos onde vai ser instalado, seja na bancada, na pia ou na ilha. Até porque estes aparelhos que utilizam cinco bocas chegam a ter aproximadamente 90 centímetros de comprimento e os de quatro um pouco menores em média de 60 centímetros. 

Porém isso não é regra, vai depender do fabricante, por isso não esqueça de conferir as especificações do produto. Não esqueça que o cooktop não vem com o forno embutido e você terá que comprar um a parte se achar necessário.

Cooktop à Gás, Elétrico ou por Indução

Não erre na escolha de seu cooktop para isso acontecer análise alguns itens técnicos a serem considerados. Para inicial é a escolha que tipo de energia o produto vai utilizar, isto quer dizer vai ser à gás, elétrico ou por indução. Compreenda cada modelo:

Cooktop à Gás: Este modelo tem seu funcionamento parecido com o fogão tradicional uma vez que necessita de um botijão de gás ou um sistema de gás encanado vindo da rua. Para quem não abre mão de utilizar queimadores este modelo vai atender completamente sua vontade e ainda pode usar vários tipos de panelas.

Cooktop Elétrico: Nos cooktops elétricos você vai trocar o gás por simplesmente uma tomada com energia elétrica e eles acabam sendo um pouco mais seguros por não terem fogo e sim resistência elétrica para a cocção dos alimentos. 

Feita essa opção você poderá fazer o controle de temperatura de forma manual e gradual na hora de cozinhar porém existe um pouco de demora para eles esfriarem com isso se não se cuidar no manuseio por ocasionar algum acidente. 

 

Lembrando que não é qualquer tipo de panela que pode ser utilizada neste modelo. Com sua superfície completamente plana, o cooktop elétrico necessita de cuidados na hora de escolher as panelas já que precisam ter o fundo reto e reforçado tal qual as panelas de aço, vidro e cerâmica.

Cooktop por Indução: Os cooktops de indução produzem calor por intermédio de ondas eletromagnéticas através da corrente elétrica criada em uma bobina de cobre. Esse campo eletromagnético é transportado diretamente para o fundo da panela estimulando a movimentação das moléculas dos alimentos e como resultado o aquecimento dos alimentos.

 

A partir do momento em que você retira a panela do contato do cooktop de indução o aparelho se desliga automaticamente de forma rápida diminuindo o risco de queimaduras. No entanto as panelas com base magnética e somente elas que podem ser utilizadas por serem panelas exclusivas com fundo plano e reforçado.

Alguns recursos extras

Mais do que cozinhar os cooktops atuais dispõem de várias funções que vão facilitar a sua vida na cozinha vamos citar alguns:

  • Time: Este recurso ajuda a controlar o tempo necessário para a cocção dos alimentos e em alguns modelos chega a emitir um som de alerta.
  • Acendimento automático: Não existe a necessidade de utilizar fósforo nos modelos a gás e no elétrico e por indução é acionado com o contato das panelas.
  • Controle de potência; Com este controle seu alimento tem cozimento mais uniforme.   

 

Agora vamos apresentar alguns modelos que são comercializados pela VERSIA

 

  Cooktop a Gás Glem Gás Matrix Inox 75cm – 220V

 


A Série Matrix da Glem Gas oferece no cooktop de 75cm um conjunto de 5 queimadores semi profissionais com alto desempenho de cocção, sendo um doppia fiamma de 4.500W com 8 níveis de intensidade de chama.

O conjunto de queimadores está disponível em níveis de utilização, sendo: auxiliar, semi-rápido, rápido e doppia fiamma contribuindo para o aproveitamento correto de chamas e garantindo melhores resultados de cocção em menos tempo.

Além disso, trempes de ferro ghisa, posicionadas mais próximas dos queimadores, aumentam o desempenho das chamas aquecendo panelas de vários formatos de forma ágil e eficiente. Um inteligente e intuitivo painel de controle orienta o gourmet a operar facilmente a mesa de cocção.

Manípulos especialmente projetados para serem operados com apenas uma das mãos oferecem o acendimento super automático de cada queimador. Basta pressionar e girar! Os manípulos são feitos em metal com acabamento millelucio que proporcionam um belo efeito circular luminoso. Já os símbolos delicadamente desenhados em torno, ajudam a localizar o posicionamento de cada queimador, além de contribuir para o moderno acabamento do cooktop.


Os queimadores possuem, individualmente, um avançado e eficiente sistema de segurança que corta o fornecimento de gás até 10 segundos após detectar que uma das chamas se apagou.

Para acionar este sistema, pressione o manípulo após ter acendido o queimador e mantenha-o pressionado por até 5 segundos. Assim, cada etapa do processo de cocção poderá ser feita com tranquilidade e conforto.

Um potente queimador doppia fiamma de 4,500W com 8 níveis de acendimento super automático oferece o controle independente das chamas podendo ser acionadas em formato interno e externo com baixa ou alta intensidade.

 

https://versia.com.br/cooktop-a-gas-glemgas-matrix-inox-75cm-220v/

 

Cooktop Vitrocerâmico Cuisinart Arkton 4 Zonas 60cm – 220V

Esse Cooktop Elétrico Dominó Cuisinart Arkton Vitrocerâmico possui 4 zonas de diferentes tamanhos e potências, com controle individual do nível de potência e temperatura de cada uma, ideal para quem ama cozinhar com precisão.

O modelo ainda vem equipado com temporizador individual, desligamento automático e a segurança da advertência de calor residual.

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.