Para quem tem prazer em cozinhar e elaborar receitas arrojadas e deliciosas, ter um forno em casa é fundamental pois usam fontes de calor que permitem os alimentos serem bem assados, crocantes e saborosos.
No entanto, com diversas opções no mercado você tem conhecimento das diferenças de cada tipo de forno, seja ele a gás ou elétrico. Porém antes de tomar uma decisão vale a pena pensar em como vai ser utilizado o forno.
Com a crescente utilização do forno em separado do fogão, com certeza vai aparecer a dúvida de qual é a melhor opção elétrico ou gás? No entanto, os dois possuem suas vantagens e benefícios pensando nisso vamos mostrar algumas opções disponíveis no mercado para seus hábitos e sua cozinha.
Porque Assar o Alimento
É uma das excelentes maneiras de assegurar a suculência e não desperdiçar os nutrientes dos alimentos utilizando forno para assá-los. Neste procedimento de assar os alimentos eles ficam com menos gordura, maior maciez e com um sabor mais realçado.
Forno Elétrico
Atualmente muito utilizado nos apartamentos, o forno elétrico chegou para cativar os cozinheiros. Normalmente eles possuem linhas harmônicas e design contemporâneo, além de ser muito prático e funcional. Como todo eletrodomésticos existem vantagens e desvantagens. Vamos conhecê-los.
Vantagens: Existem certos destaques do forno elétrico que vamos citar abaixo:
- O controle de temperatura: neste modelo de forno existe um botão exclusivo para regular a temperatura gradualmente para controle do calor dentro do forno que tem uma variação dependendo do modelo.
- Funciona com energia elétrica: ligue na tomada e comece a usar;
- Bivolt, 110v, 127v ou 220v: modelos com várias opções de voltagem;
- Ventoinha: em determinados modelos existe uma ventoinha que ajuda na circulação do calor, com isso o assado do alimento fica mais homogêneo.
- Espaço Interno; Normalmente possibilita assar mais de um prato ao mesmo tempo.
- Programação: são equipados com regulagens que possibilitam o desligamento automático ao término do uso, proporcionando segurança para quem usa.
- Manutenção mais fácil
- Calor depois de ser desligado; após terminar o procedimento de preparo o calor permanece por um período maior, deixando o alimento com uma temperatura boa antes de servir.
- Funções a parte; pode vir com a função Grill para grelhar e a função gratinar;
- Limpeza; muito prático e fácil de limpar.
Desvantagens:
- Falta de energia; evidente que sem a energia elétrica não vai funcionar assim como qualquer aparelho que utiliza este tipo de energia. Isto pode prejudicar se a queda acontecer no meio do preparo.
- Consumo: atualmente já tem disponível no mercado modelos que não tem um gasto elevado, mas mesmo assim a despesa com energia vai aumentar conforme o uso do eletrodoméstico.
- Desempenho; tem menor desempenho no preparo de grandes quantidades
- Valor de compra; Normalmente é mais caro por ser mais moderno e possuir mais recursos;
- Temperatura: por manter o calor por mais tempo ele também demora mais para aquecer, fazendo que se consuma mais energia.
Gostou das dicas do forno elétrico? Veja agora alguns modelos comercializados pela Versia
Forno Elettromec Luce Multifunções 78 litros Inox 75cm – 220V
Com capacidade 78 litros, o Forno Elétrico Elettromec Luce Multifunções Inox é perfeito para o preparo de assados dos mais variados tamanhos.
O Forno conta com 11 funções, possibilitando selecionar a programação adequada para cada tipo de receita. Além disso, é equipado com 3 opções de timer, grill elétrico e comando touch digital no vidro para facilitar seu uso.
Forno Crissair Multifunções 72 litros Inox NFE 32 G3 60cm – 220V
O Forno de Embutir Elétrico Crissair Multifunções Inox 72 litros 60cm – NFE 32 G3 é um dos mais vendidos da Crissair.
Com capacidade para 70 litros, possui timer sonoro e 8 funções para cozinhar, como Grill Dourador e Descongelamento, tudo controlado através do moderno display digital em LED branco.
Seu design Clean e sua ótima capacidade de 72 litros aliados a um sofisticado acabamento em aço inox e verniz anti finger (que deixa o seu forno sempre bonito, evitando marcas de digitais), faz do Forno de Embutir Elétrico Crissair NFE 32 G3 uma ótima opção para sua cozinha.
A convecção com circulador, que é um ventilador interno que melhora a circulação de ar dentro do forno, torna a cocção uniforme e rápida, deixando a sua experiência na cozinha ainda mais completa.
Forno a Gás
Mesmo com uma crescente do forno elétrico, o forno a gás é muito utilizado nas cozinhas principalmente nas mais tradicionais. Como fizemos nos fornos elétricos vamos comparar alguns itens a favor e contra.
Vantagens do forno a gás:
- Valor: Por existir a mais tempo no mercado este eletrodoméstico tem mais modelos a venda tornando seu valor mais acessível em comparação ao modelo elétrico;
- Energia Elétrica: Este modelo de forno só tem a necessidade de utilizar a energia elétrica para o acendimento da luz interna e se vir com a opção de acendimento automático. Em função disto não podemos comparar com forno elétrico o seu consumo de energia elétrica. Outro ponto é que se acabar a energia no meio do procedimento o processo não para.
- Capacidade do forno; Normalmente os fornos a gás tem uma capacidade maior do que a opção elétrica facilitando o preparo de pratos grandes;
- Temperatura; O tempo de pré-aquecimento é mais rápido e alcança temperaturas mais altas;
- Sabor: Proporciona um sabor mais refinado aos pratos gerados pela fumaça na preparação dos pratos.
- Versões: Os fornos elétricos possuem somente a opção de embutir enquanto o a gás pode vir em conjunto como fogão realidade que pode derrubar o valor do eletrodoméstico.
Desvantagens
Existe neste modelo algumas diferenças que o deixam em desvantagens em relação ao forno elétrico.
- Temperatura: Este controle é impreciso com uma grande variação até porque vai depender do volume de gás que está sendo utilizado e da vedação do forno.
- Segurança: O forno a gás tem uma exigência maior de manutenção, precisando ser contínua para correr menos risco de acidentes. Fazer trocas de mangueiras, inspeção de válvula de segurança e mesmo troca de botijão de gás.
- Custo: O valor do gás em várias cidade tem um custo muito alto.
- Limpeza: Em função de gerar muitos resíduos o que dificulta sua limpeza
- Aquecimento: Tem seu aquecimento diferenciado nas grades inferiores e superiores, aquecendo mais nas inferiores:
- Assar: Não assar de forma igual ao forno elétrico:
- Tamanho: Com uma dimensão maior o forno a gás talvez não seja o mais indicado para cozinhas pequenas ainda que você tenha a necessidade de assar muitas vezes durante a semana.
Gostou das dicas do forno a gás? Veja agora alguns modelos comercializados pela
Forno a Gás Cuisinart Casual Cooking 83 litros 8 Funções Inox 60cm – 220v
Com capacidade para 83 litros, o Forno a Gás Multifunções Cuisinart Casual Cooking oferece uma capacidade líquida 25% maior que os fornos tradicionais, perfeito para preparar grandes porções para família e amigos.
O modelo ainda vem equipado com controle digital e manual, timer eletrônico e termostato otimizado que proporciona economia de energia.
A resistente porta em vidro triplo é removível e as paredes internas são esmaltadas, facilitando a limpeza do forno. Acompanha 1 bandeja, 1 grelha ajustável e 1 espeto giratório.
Forno a Gás Crissair 72 litros com Grill Inox CFE 40 G4 60cm – 220V
O forno à gás CFE 40 G4 conta com a capacidade de 72 Litros, timer mecânico, sistema de segurança “Válvula Stop Gás”, acabamento interno conta com revestimento esmaltado.
A tecnologia deste forno dispensa grelhas de ventilação frontal e possui timer de 120 minutos, prateleira interna permite ajuste em várias posições e Grill Dourador utilizado para dourar e gratinar.
Tamanho 595 x 595mm a medida mais utilizada nas cozinhas planejadas.
Como escolher o forno que irá lhe atender?
Depois de verificar os prós e contras do forno elétrico e a gás, existem outras informações que devem ser pensadas para a definição de qual forno é mais apropriado a gás ou elétrico. A princípio a dica é pensar no custo se tem preferência para o gás ou energia elétrica. Outras dicas:
Local onde vai instalar: Na residência já está disponível o encanamento de gás ou precisa fazer a instalação do ponto de gás. Ou a residência não é própria e tem preferência em utilizar a energia elétrica em um forno elétrico.
Frequência que vai utilizar: Fará uso diário e necessita de rapidez no preparo, ou vai utilizar muito pouco para refeições mais sossegadas.
Capacidade: Os elétricos normalmente são menores porém existem alguns modelos que tem a capacidade maiores. No entanto, se tem a necessidade de um eletrodoméstico mais forte e que seja capaz de preparar mais alimentos, o forno a gás é o indicado.
Descubra qual é o modelo ideal para seu uso avaliando com base no uso prático do eletrodoméstico.
Gostou das dicas? Estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida entre em contato: www.versia.com.br