O QUE NÃO PODE FALTAR NA COZINHA UM COOKTOP
Modernos e eficientes, os cooktops tem muitas vantagens, design mais moderno, compacto para lugares menores, precisão na hora de cozinhar e segurança. Hoje é o eletrodoméstico mais desejado para cozinha e ainda com muitas dúvidas, principalmente a diferença do cooktop para o fogão tradicional:
FOGÃO TRADICIONAL: É formado em um conjunto de mesa e forno, além disso ele pode ficar solto ou embutido nos móveis planejados. O cooktop vem somente com a mesa necessitando ficar sobre uma bancada feita exclusivamente para ele, como o cooktop vem somente com a mesa o forno deve ser adquirido separadamente, com isso o cooktop e o forno tem a necessidade de se fazer os móveis da cozinha específicos para eles. Basicamente existem 3 tipos de acionamento de cooktop variando de acordo com a fonte que gera o calor do eletrodomésticos.
MODELO A GÁS: O funcionamento deste cooktop é bem parecido com o fogão tradicional funcionando com alimentação de gás de cozinha ou botijão também conhecido como GLP. Se na sua residência já for abastecida com gás natural que chega por tubulações você também pode usar no cooktop, sendo necessário a conversão do GLP para o gás natural .A grande diferença nesse modelo em relação aos outros é que você pode utilizar qualquer tipo de panelas, a energia elétrica é usada também mais somente para o acionamento automático dos queimadores com a vantagem da falta de energia você pode utilizar o fósforo.
COOKTOP ELÉTRICO: Basicamente existem dois tipos de cooktops elétricos um que trabalha com resistência de ferro fundido tendo a mesa de aço inoxidável com as resistências aparentes e o outro modelo com superfície de vidro temperado ou vitrocerâmico onde as resistências ficam por baixo da mesa, ficando avermelhadas transferindo o calor para o vidro temperado ou vitrocerâmico e dali para a panela. O cooktop elétrico proporciona em alguns modelos vantagens como a precisão de temperatura, normalmente com mais opção do que o cooktop a gás, a existência do timer possibilitando programar o tempo de uso, nos modelos vitrocerâmicos e vidro temperado a facilidade de limpeza é muito grande em função da superfície lisa, o termostato não deixa o cooktop exceder a temperatura no caso de esquecer a panela ligada ao cooktop, não esquecendo que se acabar a energia elétrica ele para de funcionar.
COOKTOP DE INDUÇÃO: Diferente do elétrico que aquece a superfície do vitrocerâmico e depois aquece as panelas o cooktop de indução gera um campo magnético que transfere o calor direto sem aquecer o vitrocerâmico para o fundo da panela com isso aquecendo a panela mais rápido. Se for aquecer uma panela com menor diâmetro do que a área de aquecimento do cooktop de indução só a panela será aquecida tornando esse cooktop bem seguro principalmente quem tem criança, outro item de segurança quando se retira a panela de cima da mesa, rapidamente o cooktop estará frio, a baixa temperatura da superfície vitrocerâmica não deixa que o alimento queime ao entrar em contato com a superfície facilitando a limpeza .O tipo ideal de panela para esse cooktop de indução por conta de campo magnético são panelas com fundo em metal ferroso ou aço inox com o fundo liso, um teste muito simples para saber se a panela é ideal passe um imã que pode ser aqueles de geladeiras se ele grudar no fundo da panela é o fundo ideal, se não grudar não serve. Como identificar visualmente um cooktop de indução e um elétrico, normalmente o modelo de indução vai estar gravado na mesa de vitrocerâmica a palavra Indução ou Induction, no modelo elétrico em funcionamento ele emite uma coloração avermelhada e o de indução não emite essa coloração. Os materiais que são feitos os cooktops influenciam diretamente a composição estética da sua cozinha, podendo ser feitos de inox geralmente utilizado no modelo a gás trazendo um ar mais tradicional para sua cozinha. Tem os modelos de vidro temperados que são utilizados nos modelos a gás como no elétricos com uma variação muito grande de design e até de cores, os vitrocerâmicos tem um design bem sofistico e moderno como painel digital e touch mais utilizado nos modelos de indução. Os tampos dos cooktops são bem variáveis, do modelo bem menor com uma peça até modelos de seis bocas, essa escolha vai depender qual sua necessidade no dia/dia da sua residência. Quando for escolher o seu cooktop prefira as grelhas independentes facilitando na hora da limpeza, outra coisa é escolher quantas bocas vão te servir, tem tecnologia de chama rápida, quadrichama, tripla, dupla, as maiores ajudam a ganhar tempo na preparação dos alimentos.
Dicas de quantidade de bocas para seu cooktop:
2 BOCAS; Lugares de pouco espaço, refeições rápidas e para quem mora sozinho
4 BOCAS; Ideal para pequenas famílias e casais
5 BOCAS; Famílias com até 6 pessoas
6 BOCAS; Para grandes famílias acima de 6 pessoas ou pessoas que gostam de experimentar várias receitas.
Na instalação medir o nicho pois é ele que vai encaixar na bancada e não na mesa
Por último levar em consideração na compra de um cooktop;
O quanto você pode investir
Quais os recursos você vai querer
Lugar da instalação se tem os recursos necessários para instalações
Tipo de acionamento preferido, gás, elétrico ou indução
Hábitos alimentares da família
Quantos moradores na residência