Os Maiores Segredos sobre Coifas

Sem dúvida a cozinha se transformou em ambiente de convivência da sua residência com integração aos demais ambientes. Para quem sente prazer em cozinhar sabe que na hora de fazer certos alimentos o ambiente pode ficar com certos odores indesejáveis e saturado de gordura. Sendo parte integrante da decoração a coifa e o depurador de ar sem dúvida é a melhor solução para ventilar e purificar o ar da cozinha diminuindo o cheiro de comida no ambiente. Além de ser um produto funcional tem sido utilizado como um elemento estético das cozinhas e áreas gourmet, podendo ser em ambientes fechados ou abertos e ajudando na conservação dos móveis e de outros eletrodomésticos prevenindo o acúmulo de gordura que possa ficar neles. Com vários tipos as coifas tem tamanhos, modelos e formatos oferecendo várias opções de projetos para sua cozinha deixando ela elegante e eficiente.

Coifa ou Depurador de Ar, essa dúvida é a mais comum no projeto deste equipamento na sua cozinha com cada um deles sendo indicado para seu tipo de cozinha.

 

DEPURADOR DE AR Com função somente de purificar o ar, com seu tamanho um pouco menor facilitando o seu uso em cozinha pequenas e com vão menores ou onde não se pode quebrar paredes para passar os dutos que as coifas utilizam para levar os vapores para fora dos prédios, principalmente em apartamentos, precisando apenas de parafusos e buchas para fixação na parede e um ponto de energia (uma tomada). O depurador possui filtros internos absorvendo os vapores com a gordura retida no filtro de alumínio e absorvendo os odores no filtro de carvão ativado limpando o ar que será devolvido no ambiente da cozinha, é importante com o tempo fazer a limpeza dos filtros.

 

COIFAS: Você precisa escolher qual o modelo de coifa que sua cozinha precisa, utilizando o seu projeto de acordo com o local onde será feita a instalação.

 

COIFAS DE PAREDE: Instalada em uma parede da cozinha sobre o fogão ou o cooktop, sendo muito importante que a parede onde vai ser instalada a coifa tenha resistência suficiente para suportar o peso do equipamento.

 

COIFA DE ILHA: Com instalação no teto sobre os fogões e cooktops que são posicionadas em ilhas, aquelas bancadas que ficam no meio das cozinhas, precisando lembrar que na utilização deste modelo é importante a instalação deve ser feita diretamente no teto em função do seu peso e jamais no forro de madeira ou gesso.

 

COIFA DE EMBUTIR: Quase imperceptível no projeto ela fica normalmente embutida no armário sobre o fogão ou cooktop passando os dutos por dentro do armário com sobra para guardar alguns utensílios nas prateleiras. 

COIFA DE BANCADA: Ela fica embutida na bancada quando não está sendo utilizada, liberando a vista em cima da bancada em especial nas de ilha. Quando acionada podendo ser por um botão, ela levanta como uma torre na frente do cooktop, esse cooktop precisa ser de indução ou elétrico não podendo ser usado fogão ou cooktop a gás podendo a coifa absorver as chamas. Quando está totalmente aberta sua altura fica suficiente para tampar a visão das panelas para quem está do outro lado da ilha, com isso conseguindo puxar os vapores para a coifa.

Para a coifa ter um bom funcionamento é importante ela ter no mínimo o mesmo tamanho do fogão ou do cooktop ou maior, nunca menor, pois se ela for menor os vapores ou frituras de alimentos poderão ser desviados para as laterais espalhando pela casa, deixando cheiro desagradável em outros cômodos.

 

Lembrando que é importante definir o modo de como as coifas podem funcionar, se vai utilizar o modo de DEPURADOR onde os vapores passam por 2 filtros e retornam para o ambiente ou no modo EXAUSTOR onde os vapores são eliminados para fora da residência utilizando dutos. Um item importante é você saber qual é a vazão ideal da coifa para sua cozinha, tornando ela eficiente usando toda sua capacidade de fazer a troca de ar na cozinha no mínimo de 12 vezes por hora.

 

Para fazer esse cálculo é fácil, só utilizar esta fórmula (Largura X Comprimento X Altura X 12) assim você vai descobrir a vazão necessária para sua cozinha. Ex: a cozinha tem 2,5m de largura, 4m de comprimento e 2,8 de altura. O cálculo é esse 2,5 x 4 x 2,8 x 12 e o resultado será 336 metros cúbicos por hora indicando qual a vazão mínima que a coifa deve ter em metros cúbicos por hora na renovação de ar, sendo assim na compra da coifa é bom verificar na descrição do produto onde é mencionado a vazão da coifa para atender suas necessidades de vazão 

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
×

Carrinho

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!
Cabeçalho

VOCÊ GANHOU!

Consultoria Grátis

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!