Tudo que você precisa saber sobre Cubas

As cozinhas atualmente são sem dúvida o coração e a alma das residências é onde nós nos reunimos com os familiares e amigos para usufruir de bons momentos junto de uma mesa. É nela também onde podemos demonstrar toda nossa criatividade em preparar novos pratos. Neste contexto, as cubas são um elemento indispensável na maioria das residências para que sua cozinha ofereça esse espaço agradável e funcional, por isso é fundamental escolher o tipo correto de cuba. 

 

As cubas estão disponíveis em diversos materiais, tipos, cores e tamanhos, oferecendo a você várias escolhas para atender suas necessidades e ao seu projeto de decoração. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens que você precisa analisar antes de se decidir.

 

Seja qual for o material e tipo de sua preferência para as cubas é importante analisar se eles são funcionais e tenham as medidas corretas para o espaço disponível na sua cozinha. Porém fazer a escolha certa para sua cozinha parece ser um desafio. Aqui vamos passar algumas informações para te auxiliar nessa escolha.

 

Existe Diferença entre Pias e Cubas?

Essa sem dúvida é uma das principais perguntas, afinal são a mesma coisa? Não são não, as pias com seu design mais tradicional tem um formato inteiro ou uma peça somente com formato da bancada e a cuba unidas. As cubas são separadas da bancada são aquelas “caixas” na maioria das vezes em inox instaladas embaixo das bancadas.

Os Principais Modelos de Cubas:

 

  • Cubas Simples: É a mais popular e tradicional das cubas normalmente em aço inox, podendo ser adquirida em lojas de materiais para construção com indicação de uso para áreas e cozinhas pequenas, pessoas que moram sozinhas. Mesmo sendo simples ela tem várias opções podendo ser quadradas, redondas, menores, maiores, fundas e rasas.


  • Cubas de Embutir: Instalada e colada por baixo da bancada com vantagem de não possuir interrupções ou relevos na bancada facilitando na hora da retirada da água da bancada reduzindo o acúmulo de alimentos e bactérias na junção da bancada e das cubas.


  • Cubas de Sobrepor: Opostas da anterior são instaladas por cima da bancada com uma borda sobressalente na parte de cima da bancada onde ficam apoiadas e não coladas com isso fazendo que a água não escoa com muita facilidade prejudicando um pouco a limpeza.

 

  • Cubas Duplas: Indicadas para famílias maiores, grandes espaços com muitas pessoas por elas permitirem realizar duas atividades ao mesmo tempo como lavar louças, higienizar alimentos aumentando bastante o conforto na hora de efetuar as atividades. Atualmente com várias versões já é possível encontrar no mercado cubas duplas em diversos tamanhos inclusive para bancadas pequenas.

  • Cubas Triplas: Como as duplas sua indicação é para grandes famílias a diferença é a terceira cuba por isso é preciso um espaço maior na bancada, com maior praticidade e agilidade para lavar louças e alimentos é comum ela vir com uma cuba menor no centro da cuba que pode ser usada para acessórios.

 

  • Cuba Gourmet: Ao falar a palavra gourmet em seu projeto de cozinha você pensa em qualidade, design e modernidade principalmente quando se trata de tipos de cubas. Com um design que aproveita maior capacidade interna e utilizando detalhes que possibilitam a utilização de vários acessórios. Se você tem em mente uma cozinha bonita, única e funcional a escolha de uma cuba gourmet vai levar sua cozinha para outro nível dando um toque de sofisticação está escolha com certa poderá durar alguns anos permanecendo moderna e com aspecto de novo.


  • Cuba Esculpida: São utilizados o próprio material da bancada como mármore, porcelanato, granito, silestone, nanoglass, Corian etc. sendo possível ser esculpida no modelo que está determinado no seu projeto. Sem bordas não existem barreiras para a retirada da água facilitando a sua higienização.

 

  • Cuba Farm Sink / Farmhouse Sink: As Farm Sink ou pias de fazenda são apoiadas somente pela sua parte traseira ao mesmo tempo que a parte frontal se sobressai à bancada. Elas dão um ar mais requintado ao ambiente e são excelentes para cozinhas com pouco espaço na bancada para a pia, pois seu encaixe deixa uma parte para fora possibilitando maior aproveitamento do espaço.

Material para as Cubas:

  • Cimento Queimado: Com muito estilo é moderno sua utilização está cada vez maior atualmente seu custo é um dos mais baratos comparado com outros materiais podendo ser esculpido ou mesmo no estilo Frank Sink
  • Inox Polido: Para quem quer uma escolha tradicional mais leve com brilho próprio do inox.
  • Inox Alto Brilho: Este acabamento é o tradicional que conhecemos com mais luminosidade
  • Inox Acetinado: Ficou com dúvida entre o inox polido e o alto brilho essa é a opção certa ficando no meio termo.
  • Inox Escovado: Uma textura mais fosca com isso proporcionando umas ranhuras naturais mais resistentes a risco e arranhões com sua utilização muito utilizada na cozinha mais modernas.
  • Pedras: São tradicionais, mais resistentes e deixam a sua cozinha mais sofisticada e clássica.
  • Corian: É um material sintético que quando aquecido fica fácil de ser moldado e quando esfria se torna resistente sem emenda não mancha e impermeável.

 

Cores: As cores mais utilizadas para as cubas no mercado:

  • Cinza 
  • Branco
  • Bege 
  • Preto 
  • Marron 
  • Dourado

 

 

 

Formatos: Existem vários formatos que você pode utilizar como: 

  • Retangular 
  • Quadrada
  • Oval
  • Redonda
  • Nas esculpidas você segue o seu projeto

 

Entretanto vale a pena lembrar que os formatos mais utilizados são os quadrados e os retangulares já que eles proporcionam um maior aproveitamento do espaço para manuseio das louças dentro da cuba. 

 

Qual o Tamanho Ideal da Cuba?: Essas medidas vão se alterar de acordo com o tamanho da cozinha e bancada. Em uma cozinha grande é interessante utilizar uma cuba e uma bancada grande ganhando espaço para lavar e apoiar louças além de evitar respingos. 

 

Nas cozinhas menores o pensamento é ter uma bancada com maior espaço possível, escolha uma cuba proporcional a ela, a escolha de uma cuba menor é o ideal tanto esteticamente quanto funcionalmente. 

 

Tipo de Torneira: Analise o tipo da torneira para verificar a profundidade máxima também é importante como será utilizada a torneira para verificar se as medidas corretas da cuba vão dar certo.

 

Se a opção for torneiras de mesa ela deve ficar atrás da cuba sendo necessário deixar uma distância de pelo menos 10 cm entre a cuba e a parede, no caso da torneira de parede a cuba pode ficar mais próximo da parede em torno de 5 cm na frente da cuba o ideal é no mínimo de 5 cm até a borda. 

 

Acessórios: Deixe sua cozinha mais bonita e funcional utilizando alguns acessórios para as cubas vamos passar algumas dicas:

 

Tábuas de Madeira: Um acessório bem conhecido é a tábua de madeira que é utilizada para cortar alimentos sem riscar a cuba.

 

Dosador de detergente: Determina a quantidade de detergente evitando o desperdício na hora de lavar as louças.

 

Válvula de Escape: Funciona na parte de cima da pia como um ladrão de água em caso da pia encher não deixando transbordar.

 

Pia Protector: Um protetor de pia é uma ótima opção se você quer evitar danos à sua cuba. Eles são geralmente feitos de um material flexível, como borracha ou silicone, e podem ser facilmente colocados na parte inferior da pia para protegê-la.

 

Escorredor: Um escorredor é outro ótimo acessório para cuba de cozinha. Ele pode ser usado para manter os pratos limpos e secos depois de lavá-los. Escorredores também podem ser usados ​​para guardar outros itens, como talheres e panela.

 

Triturador: Famoso por ser um dos eletrodomésticos que trouxe mais modernidade e praticidade para o uso diário da sua cozinha, o triturador de alimentos consegue de forma prática eliminar os resíduos alimentares evitando de ficar depositado na lixeira provocando algum tipo de odor e trazendo alguns insetos.

 

Calha Úmida: Sua função é escorrer louças ou alimentos contendo toda água dos escorredores e escoando para esgoto.

 

Cestinho para lavar verduras: Permite a higiene dos alimentos dentro do cesto evitando que alguma sobra de alimento caia no ralo da pia evitando entupimento. 

 

Instalação: Não esqueça de passar as medidas para quem for fazer o corte na bancada. A melhor cuba é a que te atende em suas necessidades com qualidade e dentro do estilo de sua cozinha.

 

Limpeza das Cubas: A limpeza é parte importante na manutenção garantindo que o produto dure bastante tempo. Por esse motivo cuidado com os materiais e produtos escolhidos na limpeza não use produto abrasivo.Confira algumas dicas:

 

  • Utilize panos e esponjas macios e sabão ou detergente neutro para limpeza das pias e cubas.

 

  • No momento em que precisar fazer uma limpeza mais pesada em panelas utilize um pano úmido por baixo ou mesmo o tapetinho de silicone ou borracha evitando que escorregue e arranhe a cuba. 

 

Com vários pontos necessários para ajudar em sua escolha da cuba, analise cada critério que informamos de acordo com sua necessidade. Em caso de dúvidas consulte um profissional da nossa equipe que é especialista em produtos. 

 

 

 

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.