Tudo que você precisa saber sobre coifas

Não resta dúvida que a cozinha hoje se transformou em um ambiente de convivência nas residências se integrando aos demais ambientes. Os amantes que sentem prazer em cozinhar sabem que no momento de fazer certos alimentos o ambiente pode ficar com certos odores indesejáveis e saturado de gordura. Fazendo parte integrante da decoração a coifa e o depurador de ar sem dúvida são as melhores soluções para ventilar e purificar o ar da cozinha diminuindo o cheiro de comida no ambiente.

Além de ser um produto funcional tem sido utilizado como um elemento estético das cozinhas e áreas gourmet, podendo ser em ambientes fechados ou abertos e ajudando na conservação dos móveis e de outros eletrodomésticos prevenindo o acúmulo de gordura que possa ficar neles. Com vários tipos as coifas têm tamanhos, modelos e formatos oferecendo várias opções de projetos para sua cozinha deixando ela elegante e eficiente.

Coifa ou Depurador de Ar, essa dúvida é a mais comum no projeto deste equipamento na sua cozinha com cada um deles sendo indicado para seu tipo de cozinha. Lembrando que é importante definir o modo de como as coifas podem funcionar, se vai utilizar o modo de DEPURADOR onde os vapores passam por 2 filtros e retornam para o ambiente ou no modo EXAUSTOR onde os vapores são eliminados para fora da residência utilizando dutos.

PARA QUE SERVE UMA COIFA

Instalado normalmente acima do fogão ou do cooktops, as coifas de cozinha são eletrodomésticos indispensáveis para garantir a qualidade do ar da casa e a saúde dos moradores. São responsáveis por retirar as partículas de gordura que ficam suspensas no ar durante o preparo das refeições evitando que o vapor gorduroso e o odor de alimentos se esparramam pela casa não esquecendo seu design muito moderno para sua cozinha

COMO FUNCIONA UMA COIFA

Com dois modos de funcionamento: exaustor e depurador para entender essa diferença é muito fácil não precisa se preocupar. De uma forma geral, as duas funções exercem o mesmo trabalho absorvendo a fumaça que sobe do fogão na hora da cocção dos alimentos.
Entenda o que acontece na hora que é feita sucção desse vapor:

EXAUSTOR

Esse sistema é recomendado para quem utiliza com mais frequência o fogão já que esse modo é mais competente na retirada dos odores sugando do ambiente o ar quente e gorduroso jogando para fora da residência substituindo pelo ar de fora eliminando a maior parte das impurezas.

Lembrando que caso sua cozinha não seja projetada para a instalação de uma coifa será necessário uma reforma para tal.
Em caso de apartamento não esqueça de consultar o seu síndico pois esse tipo de instalação deve ser autorizada pelo condomínio

EXAUSTORES DE AR AXIAIS PARA COZINHA

Com certeza é o modelo mais antigo utilizado na cozinha é aquele redondo instalado na parede com hélices Habitualmente ele é instalado nas paredes e é constituído por uma espécie de motor com hélices. Sua função é a condução do ar e gases quentes para fora da residência quando ligado esse motor se encarrega de fazer essa função. A diferença entre as coifa e depuradores do exaustor residencial é que o exaustor não utiliza métodos característicos que removam toda gordura produzida na cozinha

Eles possuem a capacidade de retirada dos odores e partículas de gordura que ficam suspensas no ar, contudo de maneira básica os componentes engordurados que chegam na altura máxima da cozinha eles não conseguem sugar totalmente. São mais práticos em sua instalação e as opções mais viáveis são os locais onde não é possível fazer a colocação de dutos

DEPURADOR DE AR

Com função somente de purificar o ar, com seu tamanho um pouco menor facilitando o seu uso em cozinha pequenas e com vão menores ou onde não se pode quebrar paredes para passar os dutos que as coifas utilizam para levar os vapores para fora dos prédios, principalmente em apartamentos.

Precisando apenas de parafusos e buchas para fixação na parede e um ponto de energia (uma tomada) o depurador possui filtros internos absorvendo os vapores com a gordura retida no filtro de alumínio e absorvendo os odores no filtro de carvão ativado limpando o ar que será devolvido no ambiente da cozinha, é importante com o tempo fazer a limpeza dos filtros.

MODELOS DE COIFA

Você precisa escolher qual o modelo de coifa que sua cozinha precisa, utilizando o seu projeto de acordo com o local onde será feita a instalação. Isto porque existem vários modelos à venda nas lojas sendo que grande parte tem a ver com vários projetos de layouts de arquitetura.

COIFAS DE PAREDE: Instalada em uma parede da cozinha sobre o fogão ou o cooktop, sendo muito importante que a parede onde vai ser instalada a coifa tenha resistência suficiente para suportar o peso do equipamento.

COIFA DE ILHA: Com instalação no teto sobre os fogões e cooktops que são posicionadas em ilhas, aquelas bancadas que ficam no meio das cozinhas, precisando lembrar que na utilização deste modelo é importante a instalação deve ser feita diretamente no teto em função do seu peso e jamais no forro de madeira ou gesso.

COIFA DE ILHA: Com instalação no teto sobre os fogões e cooktops que são posicionadas em ilhas, aquelas bancadas que ficam no meio das cozinhas, precisando lembrar que na utilização deste modelo é importante a instalação deve ser feita diretamente no teto em função do seu peso e jamais no forro de madeira ou gesso.

COIFA DE BANCADA: Ela fica embutida na bancada quando não está sendo utilizada, liberando a vista em cima da bancada em especial nas de ilha. Quando acionada podendo ser por um botão, ela levanta como uma torre na frente do cooktop, esse cooktop precisa ser de indução ou elétrico não podendo ser usado fogão ou cooktop a gás podendo a coifa absorver as chamas. Quando está totalmente aberta sua altura fica suficiente para tampar a visão das panelas para quem está do outro lado da ilha, com isso conseguindo puxar os vapores para a coifa.
Para a coifa ter um bom funcionamento é importante ela ter no mínimo o mesmo tamanho do fogão ou do cooktop ou maior, nunca menor, pois se ela for menor os vapores ou frituras de alimentos poderão ser desviados para as laterais espalhando pela casa, deixando cheiro desagradavel em outros cômodos.

COIFA DE CHURRASQUEIRA: Normalmente instaladas na parede em cima das churrasqueiras sendo elas à carvão ou a gás além de completar sua decoração, são eficazes na absorção de gorduras e odores do ambiente mantendo-os mais limpos sem atrapalhar o seu churrasco e o sabor de sua carne.

COIFAS SUSPENSAS: Muito parecidas com uma luminária e com um design super moderno ela funciona da mesma maneira que os outros modelos.
Sua instalação não requer nenhum detalhe especial, essas coifas normalmente funcionam apenas no modo depurador.

COIFAS EM NGULO: Sua instalação não é muito comum esse sistema é utilizado quando o fogão é montado no canto da cozinha.

MATERIAIS / ACABAMENTO

Estão normalmente disponíveis no mercado em aço inox escovado, esmaltadas, vidro temperado e aço inox

CALCULAR A VAZÃO DAS COIFAS

Um item importante é você saber qual é a vazão ideal da coifa para sua cozinha, tornando ela eficiente usando toda sua capacidade de fazer a troca de ar na cozinha no mínimo de 12 vezes por hora.

Para fazer esse cálculo é fácil,só utilizar esta fórmula ( Largura X Comprimento X Altura X 12) assim você vai descobrir a vazão necessária para sua cozinha. Ex: a cozinha tem 2,5m de largura, 4m de comprimento e 2,8 de altura.

O cálculo é esse 2,5 x 4 x 2,8 x 12 e o resultado será 336 metros cúbicos por hora indicando qual a vazão mínima que a coifa deve ter em metros cúbicos por hora na renovação de ar, sendo assim na compra da coifa é bom verificar na descrição do produto onde é mencionado a vazão da coifa para atender suas necessidades de vazão.

COMO LIMPAR AS COIFA

A maneira de como deve ser feita a limpeza rotineira de uma coifa pode ter algumas variações de acordo com as características de cada produto, não esquecendo de consultar o manual de instruções do produto para informações mais corretas. A seguir algumas dicas em um passo a passo para você fazer a limpeza de sua coifa: Utilize um pano úmido com detergente ou sabão neutro passando em toda estrutura da coifa.

Com outro pano limpo e úmido para enxaguar e retirar com cuidado todas as sobras de sabão e detergente. Para finalizar a limpeza utilize outro pano seco. Lembrando também de evitar a utilização de produtos abrasivos durante a limpeza. Muito cuidado ao fazer a limpeza de sua coifa jamais jogue água ou detergente nas partes do motor isso pode acarretar um curto circuito e danificar o produto e ainda causar um acidente doméstico.

ALTURA DA COIFA PARA O FOGÃO E TAMANHO IDEAL

É importante prestar atenção em um tópico, o tamanho correto da coifa está vinculado ao tamanho do fogão e não do ambiente como se pensa erroneamente na maioria das vezes. A coifa muda de acordo com o tamanho do seu fogão precisa ter no mínimo a mesma largura, elas são dimensionadas conforme a quantidade de bocas do fogão ou cooktop que será utilizado.

Deve-se respeitar também a altura para que a coifa tenha um funcionamento eficaz, normalmente existe uma recomendação dos fabricantes que essa altura seja de aproximadamente entre 65 cm a 80 cm. Lembrando que é necessário prestar atenção na altura do cano extensor quando o pé direito da cozinha for muito baixo ou muito alto, isso depende da altura entre o teto e o piso do ambiente. Se houver divergência de distância com o manual de instruções, respeite as medidas do manual.

Você pode mandar confeccionar uma coifa do tamanho que seu projeto exige, entretanto no mercado de coifa prontas os tamanhos são em média de 60 cm até 120 cm. Recomenda-se uma distância mínima entre a coifa e o fogão 65 cm para os modelos elétricos e 75cm para os modelos a gás a distância não deve ultrapassar 80 cm. No caso de fogões que ficam encostados na parede a distância recomendável é de 80 cm.

As coifas que ficam sobre as ilhas, seja nos fogões ou cooktops, devem ter no máximo 75 cm de altura. Nos fogões que tenham 4 bocas a indicação é de coifas menores com 60 cm ou 70 cm. Para fogões de cinco ou seis bocas a recomendação de coifas maiores: 80, 90 ou 120 cm

LIMPEZA DOS FILTROS

FILTROS METÁLICOS: Neste modelo de coifa com filtro metálico a limpeza tem um processo simples:

  • Puxe a alça liberando o filtro com cuidado
  • Com uma esponja macia e detergente lave o filtro
  • Aguarde secar completamente ao ar livre e recoloque

FILTROS DE CARVÃO: Já neste tipo de filtro não pode ser lavado com isso se faz necessário a substituição do mesmo.

  • No caso de dúvida se o filtro tem que ser trocado consulte o manual sobre o tempo correto para a troca, esse processo também é bem fácil.
  • Remova o filtro metálico e na sequência puxe para baixo as alças para liberar, com isso você consegue remover o filtro de carvão.
  • Após a compra de um filtro de carvão novo é só recolocar no local indicado e encaixar o filtro novamente.

INSTALAÇÃO DAS COIFAS

  • Basicamente existem três regras básicas para o início da instalação das coifas:
  • Centralizar ela com o cooktop ou o fogão
  • Verificar se existe uma tomada por perto
  • Deixe uma saída de ar próxima se a opção for de exaustor

Não se faz necessário ter uma passagem de ar para se ter uma coifa os modelos de depurador dão conta não sendo necessário uma reforma na cozinha, fique atento na hora da instalação a altura da coifa em relação ao cooktop ou fogão. Ficando perto demais vai atrapalhar na hora de cozinhar e se ficar longe demais não vai conseguir sugar o vapor

As coifas são eletrodomésticos encontrados na maioria das cozinhas bem equipadas. Ao cozinhar, os odores, as gorduras e a umidade acumulam-se. Pois é aí que entra o trabalho da coifa, um elemento essencial no projeto de desenvolvimento da sua cozinha.

Conhecidos como exaustores, anteriormente eram considerados elementos secundários, mas nos últimos anos, suas qualidades estéticas e seu desempenho depurador melhoraram muito. Hoje em dia, em qualquer cozinha de design, encontra-se uma coifa com um aspecto contemporâneo. Ou seja, uma cozinha moderna definitivamente não pode passar sem uma.

Para tornar o ar da sua cozinha mais saudável

A coifa elimina a fumaça, a gordura, os odores ruins e a umidade que se acumula durante a preparação dos alimentos e torna o ar da sua cozinha mais saudável. Para isso, ela utiliza um sistema de extração, expelindo o ar sujo ou reciclado ao higienizar o ar sujo antes de retornar ao ambiente.
A importância para a estética e o design.

Além de limpar o ar, a coifa também é um verdadeiro trunfo estético, pois passa cada vez menos despercebida na cozinha. No caso das cozinhas com uma ilha, as coifas centrais compõem o ambiente com um ar de requinte e modernidade.

Na maioria das vezes, os critérios de compra de uma coifa são a estética, o ruído que emite durante o funcionamento e, por último, o desempenho.

Questionamentos quanto a importância das coifas:

1. Muitos se perguntam se simplesmente abrir as janelas enquanto cozinham não é o suficiente para evacuar odores e vapores.

A resposta é não. A vantagem de ter uma coifa é a eliminação de odores e a libertação de vapor da placa graças à aspiração. O ar ou é filtrado e então rejeitado para o exterior (exaustão externa) ou é filtrado e, em seguida, rejeitado internamente (capela de reciclagem). Nesse caso, os filtros devem ser limpos ou trocados com mais regularidade.

Hoje, também existem coifas que filtram não só o ar que sai da placa, mas todo o ar da divisão. Não apenas gorduras e odores, mas também poluentes. Elas restauram o equilíbrio iônico e o ar, melhorando significativamente a qualidade do ar interno.

2. Uma coifa pode ser instalada sem um planejamento?

A resposta também é negativa. Para uma coifa ser eficiente é necessário, em primeiro lugar, uma boa instalação e, em segundo lugar, um bom uso.

Por exemplo, não adianta instalar uma coifa com um escapamento de 15 metros de comprimento e três cotovelos. Este tipo de coifa não requer mais de sete metros de duto e no máximo dois cotovelos. É necessário algum especialista no assunto.

3. Não devemos ligar a coifa apenas enquanto cozinhamos
Positivo. Para que a coifa funcione de forma ideal, é necessário criar um ciclo de ar.

Portanto, é recomendável ligá-la com as janelas fechadas, cinco minutos antes de começar a cozinhar, na potência máxima, e abaixar quando estiver cozinhando.

No final, não desligue imediatamente após a preparação dos alimentos. Deixe a coifa funcionando por mais 10 minutos para que todos os odores desapareçam. Para isso, vários modelos são equipados com a função cronômetro.

4. Uma coifa consome muita energia elétrica
Negativo. Há uns 10 anos isso até seria uma realidade. Porém, com o avanço tecnológico, isso já não acontece. Além do mais, o consumo de aparelhos domésticos, hoje, é regulamentado.

Ligada alguns minutos por dia, a coifa consome muito pouco, se compararmos com o seu refrigerador. Com a visualização obrigatória da etiqueta energética, indicando o consumo anual do aparelho, você dispõe de informações essenciais que lhe permitem escolher o seu exaustor com pleno conhecimento da realidade.

A Versia existe para inspirar e transformar seus ambientes com uma diversidade de utilidades domésticas premium que aliam funcionalidade, desempenho e design. Acesse o nosso site. Estamos esperando a sua visita.

Deixe um comentário

Talvez você goste também
Todos os artigos carregados.
Sem mais artigos para carregar.
×

Carrinho

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!
Cabeçalho

VOCÊ GANHOU!

Consultoria Grátis

Converse agora com nossa equipe e receba um atendimento exclusivo!