Sem dúvida atualmente a cozinha é a parte da residência com maior importância, até porque é neste ambiente que passamos a maior parte do tempo quando estamos em casa no preparo de refeições deliciosas e batendo aquele papo com os amigos e familiares.
Na cozinha existem vários eletrodomésticos que fazem toda a diferença no nosso dia a dia deixando tudo mais prático e fácil. Porém no momento em que o assunto é fogão estamos tratando de um dos eletrodomésticos mais fundamentais da cozinha.
Em função disso, normalmente é comum surgir dúvidas na escolha deste eletrodoméstico. Para fazer esta escolha é necessário levar em conta alguns fatores, entre eles o espaço disponível na sua cozinha, características da decoração e as utilidades que você pretende dar para ela.
Para auxiliá-lo nesta escolha iremos dar algumas dicas de vantagens e desvantagens para que você faça sua opção de maneira correta atendendo suas necessidades.
Análise alguns itens que fazem a diferença
- Sua família faz as refeições diariamente na residência
- Tem prazer em cozinhar
- Ao preparar a quantidade de alimentos você faz conforme o números de moradores
- Os modelos de utensílios (em especial as panelas) que você mais gosta
- Sempre tem convidados para o almoço e jantar
- Sua cozinha é planejada ou convencional
- Tem criança na residência
- Mora sozinho ou com mais pessoas
- Qual a disponibilidade de espaço para os eletrodomésticos
- Faz uso do forno com frequência
- Qual o valor disponível no orçamento
No estudo desses itens sua escolha vai atender a maior parte de suas necessidades na escolha do seu fogão.
Faça a escolha do fogão à gás que irá lhe atender
Fogão de Piso: O mais tradicional dos fogões necessita dos pés para ser colocado no chão em qualquer lugar já que não precisa ser instalado, um ponto de gás seja botijão ou encanado não é recomendado para cozinhas planejadas e semelhante ao de embutir já vem com o forno.
Fogão de embutir : Seu funcionamento é semelhante ao fogão de piso, porém não tendo os pés é necessário de um nicho na bancada onde fica acoplado com uma saída de gás para sua instalação. Muito usado nas cozinhas planejadas encaixando perfeitamente no design da cozinha criando uma harmonia, tem a vantagem de ter o forno junto com o fogão.
Fogão com mesa de vidro: Produzido em uma mesa de vidro lembra muito os cooktops, conseguindo um design moderno. A durabilidade e a resistência do material são significativas, os vidros temperados são muito resistentes a altas temperaturas e o peso das panelas.
Materiais
Esta escolha vai influenciar de forma direta na composição de estilo da sua cozinha, estes materiais podem ser:
Inox: Esse material é muito utilizado nos modelos mais tradicionais, o aço inox tem muita resistência proporcionando uma alta durabilidade, no entanto ao proceder a limpeza tome cuidado para evitar desgaste do material.
Vidro: Fabricados em vidro temperado é possível ser encontrado no modelos a gás, e também em outros modelos com diversos formatos desde dos mais clássicos aos mais modernos e ainda com opção de cores.
Vitrocerâmico: Não disponível nos modelos à gás.
Quantidade de queimadores (bocas): faça a escolha certa.
Uma dúvida muito comum no momento em que o assunto é a variedade de modelos de fogão é referente a quantidade de bocas que é necessário para lhe atender. Isto vai depender do espaço disponível na sua cozinha, quantas pessoas residentes e de seus costumes.
Com as fábricas fazendo um desenvolvimento frequente, atualmente existem várias opções de modelos e tamanhos produzindo chamas específicas para vários objetivos, com isso essa maior variedade proporciona uma escolha entre chama mínima e máxima. Existe uma indicação para utilização de queimadores que não é uma regra:
Fogões com 1 a 2 bocas: Uma ótima opção para quem mora sozinho, um casal e tem pouco espaço para instalação, ótimo para refeições rápidas.
Fogões com 4 bocas: Indicado para quem utiliza o fogão com mais frequência sendo a melhor escolha para uma família de até 4 pessoas proporcionando um bom custo benefício.
Fogões com 5 bocas: Pouco conhecido e utilizado no Brasil, no entanto por ser atrativo dependendo da necessidade. Ele vem com uma boca no centro maior facilitando para quem cozinha bastante ou mesmo para uma casa com bastante pessoas.
Fogão com 6 bocas: É para pessoas que amam cozinhar ter vários convidados com frequência, preparar refeições bem elaboradas. É necessário ter cuidado com o espaço destinado para esse fogão em função do tamanho.
Certamente o fogão à gás é o modelo mais utilizado atualmente devido a sua grande facilidade e disponibilidade de modelos para aquisição seja ele um modelo tradicional ou mesmo um cooktop.
Vantagens
Sem dúvida a usabilidade dele é um dos seus enormes destaques positivos, até porque é muito funcional e por ter o gás como combustível proporciona uma chama forte e constante. Além do mais tem o fato de você poder encontrar vários modelos e tipos disponíveis para comprar, o que facilita bastante sua utilização e ainda a manutenção.
Valor
Este é um item que costuma ser uma vantagem do fogão tradicional se comparado com o cooktop. Normalmente eles têm um valor um pouco menor do que os cooktops.
Instalação
Feita de forma simples é preciso um espaço determinado para ele, um ponto de gás ou botijão e está feita a instalação, diferentemente dos cooktops que precisam de um bancada e outros detalhes que acompanham a instalação. Se quiser é possível fazer uma cozinha planejada e embutir o fogão, porém a obra ficará mais cara e trabalhosa.
Forno
Em sua maioria, os fogões tradicionais vem com o forno junto, desta forma não sendo necessário a compra de um forno a parte como nos cooktops, tornando-se uma opção prática e econômica.
Desvantagens
Custo
Para uma grande parcela de pessoas o valor do gás pode se transformar em uma desvantagem, no entanto isso não deve ser um item de muita preocupação, porém quando se utiliza demais o custo do consumo pode atrapalhar.
Segurança
Outro item é a utilização do gás dentro da residência, isso pode ter um certo perigo em algumas ocasiões. Contudo raramente escutamos alguma notícia ocorrida em função disto. Mesmo assim, ainda é um ponto que necessita de atenção.
Espaço
Para quem reside em apartamentos e casas menores o fogão talvez não seja uma boa escolha, porque é um eletrodoméstico grande que acaba utilizando um espaço maior e não disponibiliza muita flexibilidade.
Modelo mais convencional
Mesmo contando com modelos mais modernos, o seu design refere-se às cozinhas mais conservadoras, portanto se você tem o desejo de criar um projeto com itens de decoração mais audaciosos este eletrodoméstico pode não ser a escolha certa.
Limpeza
O fogão tem a necessidade de uma limpeza mais elaborada, e conforme o modelo se faz necessário a retirada das grades e peças para concluir a limpeza. Não muito raro a gordura pode ficar acumulada no tampo de inox e na tampa de vidro é não esquecendo que tem o forno para limpar.
Após ter várias informações, faça uma compra consciente e não se esqueça no momento de instalar o fogão procure assistência técnica e em caso de dúvidas o bom é consultar o manual do fogão.
Gostou das dicas? Estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida entre em contato